Teses e Dissertações
Palavra-chave: teoria da aprendizagem expansiva
Estudo da Intervenção do Professor Formador nas Ações dos Licenciandos em Química
Wilson Carvalho, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 25/02/2019
Esta dissertação apresenta uma investigação predominantemente qualitativa, cujos
objetivos foram: buscar e analisar as ações de licenciandos em aulas simuladas; e
identificar e analisar as ações dos licenciandos diante da intervenção do professor. Os
dados foram coletados ao longo de um semestre, durante a disciplina Estágio
Supervisionado de um curso de Licenciatura em Química, e contemplaram a gravação de
aulas, desenvolvidas em um ambiente simulado, e de momentos de orientação com o
professor orientador. Todos as etapas foram registradas por meio de gravação de áudio e
vídeo, possibilitando a transcrição dos dados. Entretanto, dada a quantidade excessiva de
dados coletados, após uma primeira análise, foram selecionados dois sujeitos, dentre os
sete licenciandos matriculados na disciplina, que apresentaram maior alteração em suas
ações, quando comparadas as duas aulas analisadas. Inicialmente buscamos classificar as
ações dos licenciandos segundo categorias a priori propostas por Andrade (2016):
Burocrático, Administrativa, Espera, Explica e Escreve. Em seguida, dividimos as aulas
em episódios, os quais foram identificados, justificados e temporizados, a fim de
possibilitar a análise de cada fragmento da fala do futuro professor, levando à emergência
de subcategorias para as ações dos licenciandos. No intervalo entre a primeira e a segunda
aula houve intervenção do professor formador, que apresentou um conjunto de
referenciais teóricos e metodológicos com objetivo de reformular as ações dos futuros
professores a partir de um processo reflexivo sobre a ação docente. Após esse movimento
de organização dos dados e categoriação das ações, consideramos duas perspectivas
analíticas: (1) baseamo-nos nas variações das ações entre a primeira e a segunda aula
comparando as categorias, episódios e subcategorias. Desse modo, procuramos justificar
essas variações a partir de relatos extraídos das transcrições da interveção do professor
formador; (2) adotamos como referencial analítico o ciclo de aprendizagem expansiva
proposto por Engeström (2016), adaptado ao nosso contexto, a fim de integrar as etapas
do ciclo ao movimento formativo propiciado aos licenciandos. Na primeira etapa de
análise, percebemos pequenas variações nas categorias, episódios e subcategorias,
devidamete justificadas a partir da intervenção do professor formador e da criação de
subcategorias de ações específicas para cada licenciando. Durante a segunda análise,
utilizando o ciclo de aprendizagem expansiva, articulamos as subcategorias emergentes
às fases do ciclo, o que nos permitiu evidenciar que o professor formador possibilitou,
durante a disciplina de estágio, todas as contradições propostas por Engeström (2016).
Desse modo, consideramos que o processo formativo viabilizou, além do aprendizado do
licenciando, referente ao estudo dos referenciais teóricos e sua articulação com a prática,
ações mais críticas no desenvolvimento das aulas, construindo, portanto, um ambiente
mais reflexivo e problematizador da ação docente