Teses e Dissertações
Palavra-chave: teoria APOS
Dependência e independência linear: um estudo a respeito das dificuldades e concepções de licenciandos em Matemática
Mariany Layne de Souza, Profª. Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 24/02/2016
Esta pesquisa tem por objetivo investigar dificuldades e concepções referentes aos
conceitos de dependência e independência linear de licenciandos em Matemática.
Para tanto, elaborou-se um instrumento com cinco questões e aplicou-o em uma
turma do segundo ano de um curso de Licenciatura em Matemática de uma
universidade do norte do Paraná. Para análise dos registros escritos dos licenciandos
recorreu-se à análise textual discursiva para identificar e discutir as dificuldades, e à
Teoria APOS (ação-processo-objeto-esquema) para identificar e discutir as
concepções. Na análise das dificuldades elencou-se quatro subcategorias: linguagem,
entendimento dos conceitos de Dependência e Independência Linear, identificação de
conjuntos linearmente independentes e linearmente dependentes e reconhecimento
da representação gráfica. Com essas subcategorias percebeu-se que grande parte
dos participantes da pesquisa apresentou alguma dificuldade, sendo que essa pode
estar atrelada tanto à natureza da Álgebra Linear quanto a um caráter subjetivo. Em
relação às concepções, segundo a Teoria APOS, ao analisar os registros escritos,
obteve-se as concepções ação e processo para os conceitos de dependência e
independência linear, sendo que a concepção ação foi a concepção mais manifestada
pelos licenciandos, revelando que os mesmos ainda possuem uma noção elementar
dos conceitos investigados nessa pesquisa.
Um estudo das concepções de licenciandos em Matemática, à luz da Teoria APOS, a respeito do conceito de Anel
Marcelo Silva de Jesus, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 25/02/2016
Na presente pesquisa, identificamos e discutimos, por meio da Teoria APOS, as
concepções manifestadas por licenciandos em Matemática da Universidade
Estadual de Londrina na resolução de tarefas a respeito do conceito de Anel. Para
tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho interpretativo. A
coleta de dados foi realizada por meio de cinco tarefas aplicadas a onze estudantes
concluintes da disciplina de Estruturas Algébricas, ofertada na 2ª série do curso.
Fundamentamo-nos na Teoria APOS de Dubinsky (1994) para construir uma
decomposição genética para o conceito de Anel e interpretar os registros escritos
dos estudantes de modo a identificar suas concepções (ação, processo, objeto,
esquema). O estudo evidenciou que após cursar uma disciplina de Estruturas
Algébricas um estudante construiu uma concepção objeto de Anel, compreendendo-
o com características próprias, sendo capaz de manipulá-lo e utilizá-lo quando
necessário. Um estudante construiu a concepção processo, realizando ações
conscientes sobre o objeto matemático, no entanto, ainda não o concebeu como um
todo. Quatro estudantes construíram a concepção ação, demonstrando lidar com o
objeto Anel de maneira elementar, muitas vezes indicando apenas terem decorado
procedimentos e regras, sem terem de fato compreendido. Cinco estudantes
demonstraram ainda estarem no processo inicial de construção do conceito de Anel,
necessitando coordenar ações e construir outros objetos para passar a ter uma
concepção ação de Anel. Nenhum estudante mostrou ter construído a concepção
esquema. Acreditamos que as concepções identificadas e o modo como os
estudantes concluintes de uma disciplina de Estruturas Algébricas lidam com tarefas
envolvendo o conceito de Anel indiquem a necessidade de se repensar a respeito do
modo como a disciplina de Estruturas Algébricas vem sendo abordada em cursos de
licenciatura em Matemática.
Dificuldades de estudantes de Licenciatura em Matemática na compreensão de conceitos de grupos e/ou isomorfismo de grupos
Henrique Rizek Elias, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 16/02/2012
A presente pesquisa teve como objetivo identificar e interpretar dificuldades
apresentadas por estudantes de licenciatura e bacharelado em Matemática da
Universidade Estadual de Londrina na compreensão de conceitos de grupo e/ou
isomorfismo de grupos. Embasados em teóricos como Dubinsky et al. (1994),
Dubinsky (2002), Brown et al. (1997) e Lajoie (2000), elaboramos um roteiro com
algumas perguntas e realizamos entrevistas semiestruturadas com oito estudantes
que já haviam estudado os conceitos. Essas entrevistas nos forneceram dados que,
a partir das respostas incorretas dadas pelos estudantes, nos permitiram identificar
dificuldades na compreensão de conceitos de grupo e/ou isomorfismo de grupos.
Uma vez que o entendimento de alguns desses conceitos da Álgebra Abstrata exige
um pensamento matemático avançado, fundamentamo-nos para interpretar as
dificuldades encontradas, essencialmente, na teoria APOS, de Ed Dubinsky,
identificando a concepção (ação, processo, objeto) dos estudantes, e na teoria da
reificação, de Anna Sfard. Das análises, pudemos identificar vinte e nove
dificuldades manifestadas, as quais evidenciam, entre outras coisas, que estudantes
participantes apresentam dificuldades com conceitos prévios, como dificuldade em
lidar com conjuntos diversos, que não somente os conjuntos numéricos, ou
dificuldades com relação à definição de função, e que alguns ainda permanecem
com um pensamento matemático elementar, no sentido de Tall (1995, 2002),
mostrando que ainda não se desprenderam de um padrão de imitar soluções do qual
estavam acostumados.