Teses e Dissertações
Palavra-chave: técnico de laboratório
Um Estudo sobre a Função do Técnico de Laboratório Didático de Ciências
Ferdinando Vinicius Domenes Zapparoli, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 31/08/2005
O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a função do técnico do
laboratório didático na Universidade Estadual de Londrina. A pesquisa procurou
entender qual é a identidade ocupacional dos técnicos de laboratório. O pensamento
do técnico em relação à sua atividade ocupacional, a sua relação com os seus pares,
com os docentes, com os alunos e com o seu laboratório e/ou equipamento, norteiam a
pesquisa, pois esses fatores influenciam diretamente a sua identidade ocupacional, isto
é, a autopercepção da sua função e das expectativas que os demais indivíduos de
relação a ele. Para essa análise foram realizadas entrevistas com técnicos de
laboratório de Física, Química e Biologia, com curso superior na área em que atuam.
Os resultados iniciais indicam que os funcionários que atuam no laboratório
reconhecem a sua importância para o funcionamento do mesmo, para a melhoria do
aprendizado dos alunos, para o seu desenvolvimento ocupacional e até mesmo para a
sua vida, entretanto, apresentam dificuldades para descrever a sua identidade
ocupacional. Os referenciais usados foram: a relação com saber, descrita por Charlot,
as perspectivas do que é um laboratório didático e a sua função, a identidade pessoal e
ocupacional, por Bohoslavsky e a captura por discursos. A relação entre o técnico e o
colega, o docente, ou os alunos da instituição afeta profundamente essa identificação.
Por esse motivo, as respostas foram categorizadas desse modo. Com base nessas
informações, procuramos defender a idéia que o técnico é aquele que ajuda na
construção do ambiente de aprendizagem, que prepara o alicerce, a base da aula
prática do professor, adaptando as atividades de tal modo que elas possam dar uma
idéia mais completa de um determinado paradigma.