Teses e Dissertações
Palavra-chave: tarefas de livros didáticos de matemática
Um olhar realístico para tarefas de probabilidade e estatística de uma coleção de livros didáticos de matemática do Ensino Fundamental
Diego Barboza Prestes, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 01/02/2021
Esta pesquisa teve como objetivo descrever, discutir e analisar tarefas de matemática das unidades específicas que abordam a temática Probabilidade e Estatística da coleção de livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental mais distribuída pelo governo federal no PNLD 2017, à luz da Educação Matemática Realística, abordagem ao ensino de matemática de origem holandesa, que tem a atividade do aluno em matematizar situações realísticas diretamente associada ao processo de aprendizagem matemática. Para isso, as tarefas das unidades escolhidas foram agrupadas em descritores de acordo com o que era solicitado que o aluno fizesse em cada uma delas e, a partir disso, realizadas considerações a respeito das tarefas dos agrupamentos que apresentaram as maiores frequências. O foco das considerações foi apresentar possibilidades de intervenções baseadas em questionamentos que os professores podem fazer ao trabalhar com as tarefas, visando a um trabalho que esteja de acordo com os princípios da Educação Matemática Realística. As análises revelaram que a maioria das tarefas estudadas pode ser classificada como sendo de reprodução, de acordo com De Lange (1999), e de baixo nível de demanda cognitiva, de acordo com Smith e Stein (1998), isto é, a maioria das tarefas envolve apenas ações relacionadas com a memorização e a reprodução de “conhecimentos” praticados com frequência (rotineiramente). No entanto, esta pesquisa deixou evidente que não é necessário ter em mãos tarefas que apresentem boas características na perspectiva da Educação Matemática Realística para realizar um trabalho que favoreça os processos de ensino e de aprendizagem, é possível realizar um bom trabalho utilizando tarefas usuais de livros didáticos, acompanhadas de intervenções do professor.
Um Olhar Realístico para Tarefas de Função Afim em Livros Didáticos
Cristiano Forster, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 17/02/2020
Esta pesquisa teve como objetivo analisar e discutir tarefas matemáticas
contidas no capítulo de Função Afim dos livros didáticos do 1º. Ano do Ensino
Médio aprovados pelo PNLD de 2018, com base na abordagem ao ensino de
matemática denominada Educação Matemática Realística. Nessa abordagem
teórica, a aprendizagem matemática está intimamente ligada ao processo de
matematizar a realidade, em que os alunos são confrontados por situações
realísticas que podem gerar tarefas contextualmente ricas. Para alcançar os
objetivos da pesquisa, essas tarefas, inicialmente, foram agrupadas por
semelhança de acordo com o modelo que as descrevem. A partir desses
agrupamentos, feitas considerações da maneira pela qual poderiam ser
conduzidas intervenções (na forma da abordagem e/ou no seu enunciado) que
resultassem em um modo de trabalho voltado para o que é defendido pelos
princípios da Educação Matemática Realística. Foi possível reconhecer que a
maioria das tarefas encontradas nos livros analisados apresenta
características do nível de reprodução, ou seja, exigem apenas procedimentos
rotineiros já apresentados pelo professor durante as aulas. Além disso, pelo
menos 88% dessas tarefas fornecem exatamente as informações necessárias
para resolvê-las sem dar oportunidade para os alunos selecionarem
informações relevantes por si mesmos. Menos de 25% podem ser consideradas
como tarefas de conexão e menos de 5% são tarefas de reflexão, consideradas
tarefas com o nível mais alto de demanda cognitiva. As considerações geradas
por este estudo foram feitas para possibilitar que as tarefas sejam
implementadas de modo a colocar os alunos em movimento de aprendizagem,
esperando que eles assumam um papel ativo no seu processo de aprender.