Teses e Dissertações
Palavra-chave: tarefas cognitivamente desafiadoras
Perspectiva do ensino exploratório: promovendo aprendizagens de professores de Matemática em um contexto de comunidade de prática
Cristina Cirino de Jesus, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 30/11/2017
A formação de professores é uma temática muito discutida nas pesquisas brasileiras e
internacionais, por isso pensar em espaços de formação voltados aos professores de Matemática
e ainda garantir que estes contextos os considerem como sujeitos “pensantes” e atendam suas
necessidades para a prática de sua profissão têm conduzido a ações de formação nas quais os
professores têm a oportunidade de compartilhar experiências, negociar significados, ser
corresponsável por sua aprendizagem. Este estudo tem como foco de investigação olhar para a
perspectiva do Ensino Exploratório como uma temática promissora para fomentar discussões,
reflexões e aprendizagens profissionais em um contexto de formação continuada. Para isso
constituímos como espaço de formação uma Comunidade de Prática de professores de
Matemática, CoP-ProfMARE, por considerarmos este espaço de formação promissor para o
desenvolvimento de aprendizagens do professor e utilizamos como ferramenta de formação o
caso multimídia Plano de Telefonia. Tendo como ponto de partida a exploração da perspectiva
do Ensino Exploratório no contexto da CoP-ProfMARE, assumimos a seguinte questão geral de
investigação:“Que aprendizagens profissionais, com relação à perspectiva do Ensino
Exploratório, são manifestadas por professores de Matemática em um contexto de Comunidade
de Prática?” Nosso estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, assumindo um paradigma
interpretativo e a modalidade de pesquisa intervenção. A recolha de dados envolveu as
transcrições dos encontros da comunidade (audiogravados), as produções escritas elaboradas
pelas professoras e o diário de campo da pesquisadora, que neste contexto também assumiu o
papel de formadora. Os resultados desta investigação evidenciaram as potencialidades da
perspectiva do Ensino Exploratório para a formação continuada de professores de Matemática, pois permite ao professor no contexto de formação: (i) reconhecer as potencialidades das perspectivas alternativas de ensino; (ii) desenvolver conhecimentos necessários para a sua profissão; (iii) repensar sua prática pedagógica; (iv) desenvolver a sua autoconfiança; (v) refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem; (vi) conhecer o potencial das tarefas cognitivamente desafiadoras para a aprendizagem dos alunos; (vii) mudar sua forma de ensinar e (viii) desenvolver uma postura inquiridora. Consideramos que privilegiar discussões acerca da perspectiva do Ensino Exploratório em contextos de formação continuada permite uma articulação entre a teoria e a prática