Teses e Dissertações
Palavra-chave: sustentabilidade
Produções Escritas dos Estudantes do Ensino Fundamental por Troca de Representação de um Signo Artístico – Aplicação da Ferramenta Analítica de Tipologias Discursivas como Indicadora da Compreensão de Sustentabilidade
Mariana Fernandes da Silva, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 14/12/2018
O estudo realizado possui potencial para contribuir para o Ensino de Ciências, mais
precisamente no aspecto original da aplicação, em conjunto, das Tipologias
Discursivas (Santaella, 2004) e das categorias de Compreensão da Semiologia de
Prieto (1966, 1977). A hipótese do trabalho partiu do pressuposto que os elementos
semióticos embasados na compreensão do ato sêmico defendido por Prieto
associados à linguística, quando transpostos para o contexto da Educação Científica,
podem servir como importantíssimo instrumento analítico. Diante disso, o problema
de pesquisa consistiu em criar uma ferramenta analítica para analisar se houve
compreensão a partir das tipologias discursivas de descrição, narração ou
dissertação, produzidas pelos estudantes do sexto ano do ensino fundamental II. Por
isso, para o desenvolvimento da ferramenta pensamos como coerente associar às
tipologias discursivas, as categorias de compreensão de Prieto. Os resultados obtidos
evidenciam que todo discurso produzido pelo estudante do tipo descritivo indicará que
não houve compreensão. Quando o discurso for do tipo narrativo pode haver
indicações de compreensão. Já quando o discurso produzido for do tipo dissertativo
implicará compreensão por parte do estudante ou má compreensão. Contudo
podemos afirmar que o planejamento consistente da ferramenta analítica criada e
aplicada pelo professor pesquisador funcionou não apenas para identificar o tipo de
discurso emitido pelo aluno, como também analisar o conteúdo do mesmo em relação
à compreensão do conteúdo de Sustentabilidade.