Teses e Dissertações
Palavra-chave: surdez
Educação Científica para o Entendimento da Sexualidade: Análise Bibliográfica e Documental de Aspectos de Ensino Destinados aos Estudantes Surdos de Escolas Bilíngues do Ensino Fundamental
DANLEY GREG BEZERRA DA SILVA, Profa. Dra. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 19/08/2022
No ensino de Ciências, a sexualidade é um tema que deve ser amplamente
abordado, principalmente entre adolescentes que, com a puberdade, passam por
mudanças físicas e emocionais geradoras de diversos questionamentos. No/a
adolescente surdo/a, isto não é diferente, haja vista que a puberdade também aflora
o seu desenvolvimento emocional e sexual. Conforme evidencia a literatura, é baixa
a quantidade de pesquisas que buscam articular as temáticas da sexualidade e da
surdez. É nesse sentido que buscamos contribuir, analisando e sistematizando
elementos relativos ao ensino da sexualidade destinados aos estudantes surdos do
Ensino Fundamental. Por meio desse movimento, torna-se possível, por exemplo,
elaborar futuras abordagens voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de
estudantes surdos/as, bem como para a formação inicial e em serviço de docentes.
Logo, o principal objetivo que guiou essa pesquisa foi identificar, problematizar e
analisar aspectos de ensino interligados à sexualidade do estudante surdo presentes
na literatura e contrastá-los com os documentos norteadores de escolas de
Educação Básica, na modalidade da Educação Bilíngue para surdos. As
características da presente investigação coadunam-se às particularidades da
pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva e interpretativa. Como abordagem
metodológica, adotou-se um levantamento bibliográfico e uma análise documental,
em função de sua pertinência e adequação às intencionalidades estabelecidas na
pesquisa. A obtenção e análise dos dados subsidiou-se no referencial teórico
metodológico da análise de conteúdo. Dentre as inferências é possível destacar a
carência de investigações que interligam as temáticas sexualidade e surdez,
contribuindo para entraves epistemológicos. Ademais, constatamos que a
sexualidade não é abordada de forma significativa nos documentos específicos da
Educação Básica, na modalidade da Educação Bilíngue de Surdos/as, uma vez que
foi baixo o número escolas que trataram dessa temática de forma aprofundada e
levando em consideração as múltiplas dimensões da sexualidade. Desta forma, é
preciso que os documentos escolares, sejam eles de escolas de surdos ou não,
estejam em conexão com estudos científicos para que a sexualidade seja tratada de
forma significativa nos espaços escolares