Educação Científica para o Entendimento da Sexualidade: Análise Bibliográfica e Documental de Aspectos de Ensino Destinados aos Estudantes Surdos de Escolas Bilíngues do Ensino Fundamental
Danley Greg Bezerra da Silva, Profa. Dra. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 31/10/2022
No ensino de Ciências, a sexualidade é um tema que deve ser amplamente abordado, principalmente entre adolescentes que, com a puberdade, passam por mudanças físicas e emocionais geradoras de diversos questionamentos. No/a adolescente surdo/a, isto não é diferente, haja vista que a puberdade também aflora o seu desenvolvimento emocional e sexual. Conforme evidencia a literatura, é baixa a quantidade de pesquisas que buscam articular as temáticas da sexualidade e da surdez. É nesse sentido que buscamos contribuir, analisando e sistematizando elementos relativos ao ensino da sexualidade destinados aos estudantes surdos do Ensino Fundamental. Por meio desse movimento, torna-se possível, por exemplo, elaborar futuras abordagens voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos/as, bem como para a formação inicial e em serviço de docentes. Logo, o principal objetivo que guiou essa pesquisa foi identificar, problematizar e analisar aspectos de ensino interligados à sexualidade do estudante surdo presentes na literatura e contrastá-los com os documentos norteadores de escolas de Educação Básica, na modalidade da Educação Bilíngue para surdos. As características da presente investigação coadunam-se às particularidades da pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva e interpretativa. Como abordagem metodológica, adotou-se um levantamento bibliográfico e uma análise documental, em função de sua pertinência e adequação às intencionalidades estabelecidas na pesquisa. A obtenção e análise dos dados subsidiou-se no referencial teórico metodológico da análise de conteúdo. Dentre as inferências é possível destacar a carência de investigações que interligam as temáticas sexualidade e surdez, contribuindo para entraves epistemológicos. Ademais, constatamos que a sexualidade não é abordada de forma significativa nos documentos específicos da Educação Básica, na modalidade da Educação Bilíngue de Surdos/as, uma vez que foi baixo o número escolas que trataram dessa temática de forma aprofundada e levando em consideração as múltiplas dimensões da sexualidade. Desta forma, é preciso que os documentos escolares, sejam eles de escolas de surdos ou não, estejam em conexão com estudos científicos para que a sexualidade seja tratada de forma significativa nos espaços escolares.