Teses e Dissertações
Palavra-chave: steampunk
Pedagogizados por um mundo steampunk – um olhar para o ensino das ciências por meio de um filme de ficção científica
ANA CAROLINA ARENHARDT TOMAZ BIALETZKI, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 13/05/2016
Esta dissertação tem como objetivo analisar e problematizar as produções no
sentido em que pedagogizam os sujeitos para um mundo steampunk e para isso,
como material de análise, foi escolhido o filme As Loucas Aventuras de James West
(1999). Com base na vertente dos estudos culturais, considera-se que produtos
midiáticos, como filmes, ensinam determinados modos de ser, estar e fazer, na
relação aberta entre obra e espectador. No movimento inverso ao da produção
cinematográfica, a escolha das cenas se deu identificando os sentidos que o filme
produziu na pesquisadora, dentre os quais se destacou o conceito steampunk, que
se tornou a ferramenta teórica da análise feita aqui. O steampunk coloca sobrasura
diferentes conceitos e preconceitos que fluem por entre os grupos culturais,
provocando pensamentos a respeito das informações que nos interceptam, das
apropriações que fazemos, do que nos constituímos como participantes de uma
geração profundamente afetada pela interrelação com os avanços tecnológicos e
científicos. Deste modo, no processo de apropriação, entre lutas e desconfianças,
em meio a processos de resistência, construímos/endereçamos de maneira
negociada o significado de ciência, de homem, de máquina, conceitos que nos
ensinam sobre um mundo steampunk, no qual relações de criação e interação
formam um novo espaço. Por tais possibilidades entendemos que o material
analisado pedagogiza e estabiliza modos de se viver e aceitar uma nova posição do
homem, que já não é natureza em sua totalidade, que hibridizado se tornou
ciborgue. Podemos, assim, apreender que o ato de assistir é um modo de
apropriação e mediação cultural, de apropriação, pois nessa troca contrariam-se
efeitos de homogeneização do cinema com relação ao grupo de espectadores que
se pretende atingir. Encontramos neste trabalho subsídios para conjecturar que a
educação pode ocorrer em diversos espaços da sociedade contemporânea, sendo a
escola apenas um deles. Interpelados por filmes, propagandas, pela televisão,
estamos a todo o momento sendo endereçados, particularmente neste caso,
ensinados para a vida em uma sociedade tecnicista, uma vida steampunk.