Teses e Dissertações
Palavra-chave: software geogebra
Aspectos do ensino de Geometria evidenciados por professores de Matemática em um contexto de formação online: Uma análise à luz dos subsídios teóricos de Raymond Duval
Daiane Gisele de Lima, Profa. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 24/02/2023
Este estudo tem como objetivo compreender os processos de visualização, construção e raciocínio
mobilizados por professores de Matemática em uma Ação Formativa envolvendo o software GeoGebra
à luz da teoria de Raymond Duval, na busca de responder à seguinte questão: que elementos geométricos
são evidenciados em tarefas propostas por professores de Matemática em uma Ação Formativa
envolvendo o software GeoGebra podem mobilizar processos cognitivos que abrangem o ensino de
Geometria? Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter interpretativo, em
um contexto de formação online denominado Curso de GeoGebra. Os professores investigados atuam
na Educação Básica e fizeram parte da 18ª Edição deste curso. As informações foram coletadas no
módulo três – destinado ao estudo de Geometria. Os resultados evidenciaram que as tarefas propostas
pelos professores em formação oferecem condições para a mobilização de elementos geométricos (como
pontos, retas, segmentos, vértices e arestas) e de processos cognitivos que abrangem o ensino da
Geometria, sendo destacados o processo de visualização e os processos discursivos (raciocínio). Com
isso, propõe-se que sejam fomentadas políticas públicas que proporcionem espaços formativos que
possibilitem aos professores de matemática acesso: a metodologias de ensino de geometria
diferenciadas; a momentos de diálogos entre os pares a respeito do ensino de Geometria; à mobilização
de recursos tecnológicos e tecnologias digitais, como o recurso do software GeoGebra. Esse recurso tem
apresentado potencialidades para o ensino, por meio da visualização em Geometria, e para evidenciar o
papel das figuras em uma atividade geométrica, dado que estas exercem um papel fundamental na
resolução de problemas.
“Elementos de uma Comunidade de Prática que permitem o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de Matemática na utilizaçao do Software Geogebra
Loreni Aparecida Ferreira Baldini, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 15/08/2014
Ao considerar a complexidade que envolve a formação de professores, em especial, no que
tange à integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na prática
pedagógica, investigou-se, neste estudo, que elementos da prática da Comunidade de Prática
de Formação de Professores de Matemática (CoP-FoPMat) na utilização do software
GeoGebra permitem o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de
matemática. Para isso, formou-se um grupo de estudo, que se constituiu em uma Comunidade
de Prática, com professores e futuros professores de matemática interessados em aprender a
utilizar o software GeoGebra no ensino da matemática. Para atender aos propósitos desta
investigação, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa na perspectiva da pesquisa
intervenção. A aprendizagem e a mobilização/constituição de conhecimentos para o uso do
GeoGebra em sala de aula é assumida neste trabalho como indicadores do desenvolvimento
profissional de professores e futuros professores. Para discutir a aprendizagem dos
participantes da CoP-FoPMat, ancora-se na perspectiva teórica da Teoria Social da
Aprendizagem proposta por Etienne Wenger e, para orientar a formação para o uso do
software GeoGebra, utiliza-se o quadro conceitual Conhecimento Tecnológico e Pedagógico
do Conteúdo (TPACK) de Punya Mishra e Matthew J. Koehler. Entre os empreendimentos
identificados na prática da CoP-FoPMat, realizou-se a análise de dois deles, nomeadamente,
resolver tarefas utilizando o software GeoGebra e apresentar, analisar e discutir a resolução
dessas tarefas. Reflexões advindas da análise desses empreendimentos possibilitaram a
identificação dos seguintes elementos: oportunidades de seus membros de desempenharem
um papel ativo no seu processo de formação; de sentirem-se desafiados a partir da resolução
da Tarefa; de partilharem experiências; de exporem erros sem constrangimentos; de
apresentarem, justificarem, explorarem e compararem estratégias; de utilizarem as tecnologias
digitais e a “lápis e papel”, integradas ou não; de contarem com a presença do expert no
grupo; de desenvolverem relacionamentos/interações, respeito e confiança, solidariedade,
criatividade. Os resultados desta investigação sugerem que, para a formação de professores,
na perspectiva do desenvolvimento profissional, sejam considerados espaços de discussões
desencadeados pelo uso das tecnologias digitais contemplando os elementos identificados
neste trabalho.