Teses e Dissertações
Palavra-chave: significados
A visão do professor de Ciências sobre as estações do ano
Everaldo José Machado de Lima, Profª. Drª. Rute Helena Trevisan Latari
Data da defesa: 10/03/2006
No dia-a-dia escolar, é comum encontrar professores que vêm para as aulas de ciências com
concepções prévias, que podem diferir substancialmente das idéias a serem ensinadas,
dificultando o aprendizado de futuros conceitos científicos. Pretende-se discutir o ensino
das Estações do Ano, uma vez que se observa grande tendência do professor de ciências em
ensinar, e dos alunos em aprenderem as concepções alternativas do cotidiano, trazidas para
a sala de aula. Este trabalho tem por objetivo analisar o estudo das estações do ano e as
representações dos professores do ensino fundamental, avaliando as suas dificuldades em
determinar o sentido correto dos conceitos e observando a metodologia que utilizam no
ensino. Com essa análise, foi possível verificar que os conceitos nascem do sentido
atribuídos às palavras. Tendo como foco da pesquisa o professor que utiliza de
conhecimento prévio no decorrer de suas aulas, procurou-se entender, por meio de cinco
entrevistas semi-estruturadas, a relação que os professores tinham com os conteúdos
relacionados no ensino das estações do ano, seus significados e suas interpretações. No
desenvolvimento da pesquisa foi necessário recorrer a um levantamento bibliográfico sobre
as concepções alternativas, presentes no ensino de astronomia. O estudo esteve alicerçado
na formação dos conceitos descrito por Vygotsky (1998) e na análise do discurso de
Orlandi (1997).
A Compreensão de Duas Professoras de Matemática sobre o Modo como seus Alunos Aprendem
Regina Aparecida de Oliveira, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 26/04/2006
A princípio, o objetivo desse trabalho era olhar para o modo como duas professoras
de Matemática compreendem a produção de significados de seus alunos, com base
na perspectiva teórica do Modelo dos Campos Semânticos de Romulo Campos Lins.
Esse estudo é considerado importante, pois acredita-se que há relações entre o
modo como os professores compreendem o processo de produção de significados e
a aprendizagem. Durante o processo de investigação observou-se que as
professoras não falavam de produção de significados (na perspectiva de Lins) e sim
de aprendizagem, então para que as informações pudessem ser analisadas mudou-
se a pergunta de investigação. Foi assim que o objetivo desse trabalho passou a ser
o de investigar a compreensão de duas professoras de Matemática sobre o modo
como seus alunos aprendem. Esse trabalho constitui uma pesquisa qualitativa. Para
o seu desenvolvimento constituiu-se um grupo de estudos com duas professoras de
Matemática de uma escola pública do Ensino Fundamental do norte do estado do
Paraná. A coleta de informações foi realizada por intermédio de entrevistas semi-
estruturadas, de observações e descrições das atividades realizadas neste grupo e
da análise de algumas aulas dessas professoras. A mudança de perspectiva na
investigação fez com que a leitura das informações fosse realizada com base na
construção teórica de David Ausubel, sobre Aprendizagem Significativa.
Paralelamente, foi utilizada a teoria dos Campos Semânticos de Rômulo Campos
Lins para justificar a mudança de referencial teórico, uma vez que as professoras
compreenderam “produção de significados” como sinônimo de aprendizagem. A
investigação permitiu entender que essas professoras compreendem a
aprendizagem como um processo no qual os alunos reproduzem discursos, ora
compreendendo, ora memorizando automaticamente. Além de responder a pergunta
de investigação, apresentam-se também algumas contribuições do grupo de estudos
na formação continuada das professoras participantes.