Teses e Dissertações
Palavra-chave: significados
Aprendizagem significativa em atividades de Modelagem Matemática
Cíntia da Silva, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 27/02/2018
Resultados de pesquisas têm apontado problemas de aprendizagem dos conceitos
matemáticos nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral em alunos de cursos de
nível superior, o que tem ocasionado alto índice de reprovação nestas disciplinas e
até mesmo desistência nos cursos de graduação. No entanto, já se tem na literatura
propostas de abordagem para o ensino de Cálculo que visam facilitar a aprendizagem
dos alunos. Dentre essas propostas há relatos sobre o uso da Modelagem Matemática
como alternativa pedagógica para o ensino e aprendizagem de Matemática.
Considerando a Aprendizagem Significativa como um produto final desejável para os
alunos que cursam Cálculo, esta pesquisa investigou a ocorrência de Aprendizagem
Significativa em atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas em aulas de
Cálculo Diferencial e Integral I. Para isso, desenvolvemos atividades de modelagem
com alunos de um curso de Licenciatura em Química. As produções dos alunos
durante as atividades foram analisadas segundo indicações da análise textual
discursiva. Ao final das atividades os alunos construíram vês epistemológicos, os
quais foram também submetidos à análise. Os resultados demonstram que
características específicas da Aprendizagem Significativa estão presentes em cada
uma fases da modelagem, como a presença de subsunçores, o uso de material
potencialmente significativo e a predisposição dos alunos para aprender.
Identificamos diferentes tipos de Aprendizagem Significativa que ocorrem durante
uma atividade de modelagem (representacional, conceitual e proposicional), bem
como ampliamos o entendimento sobre a aquisição de significados conotativos e
denotativos pelos alunos. O diálogo com o referencial teórico juntamente com a
análise dos dados levou à inclusão de dois elementos às condições essenciais para a
ocorrência de Aprendizagem Significativa: as situações significantes (contexto) e a
negociação de significados. O vê epistemológico mostrou-se um potencial instrumento
para a verificação da Aprendizagem Significativa em atividades de modelagem.
A visão do professor de Ciências sobre as estações do ano
Everaldo José Machado de Lima, Profª. Drª. Rute Helena Trevisan Latari
Data da defesa: 10/03/2006
No dia-a-dia escolar, é comum encontrar professores que vêm para as aulas de ciências com
concepções prévias, que podem diferir substancialmente das idéias a serem ensinadas,
dificultando o aprendizado de futuros conceitos científicos. Pretende-se discutir o ensino
das Estações do Ano, uma vez que se observa grande tendência do professor de ciências em
ensinar, e dos alunos em aprenderem as concepções alternativas do cotidiano, trazidas para
a sala de aula. Este trabalho tem por objetivo analisar o estudo das estações do ano e as
representações dos professores do ensino fundamental, avaliando as suas dificuldades em
determinar o sentido correto dos conceitos e observando a metodologia que utilizam no
ensino. Com essa análise, foi possível verificar que os conceitos nascem do sentido
atribuídos às palavras. Tendo como foco da pesquisa o professor que utiliza de
conhecimento prévio no decorrer de suas aulas, procurou-se entender, por meio de cinco
entrevistas semi-estruturadas, a relação que os professores tinham com os conteúdos
relacionados no ensino das estações do ano, seus significados e suas interpretações. No
desenvolvimento da pesquisa foi necessário recorrer a um levantamento bibliográfico sobre
as concepções alternativas, presentes no ensino de astronomia. O estudo esteve alicerçado
na formação dos conceitos descrito por Vygotsky (1998) e na análise do discurso de
Orlandi (1997).
A Compreensão de Duas Professoras de Matemática sobre o Modo como seus Alunos Aprendem
Regina Aparecida de Oliveira, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 26/04/2006
A princípio, o objetivo desse trabalho era olhar para o modo como duas professoras
de Matemática compreendem a produção de significados de seus alunos, com base
na perspectiva teórica do Modelo dos Campos Semânticos de Romulo Campos Lins.
Esse estudo é considerado importante, pois acredita-se que há relações entre o
modo como os professores compreendem o processo de produção de significados e
a aprendizagem. Durante o processo de investigação observou-se que as
professoras não falavam de produção de significados (na perspectiva de Lins) e sim
de aprendizagem, então para que as informações pudessem ser analisadas mudou-
se a pergunta de investigação. Foi assim que o objetivo desse trabalho passou a ser
o de investigar a compreensão de duas professoras de Matemática sobre o modo
como seus alunos aprendem. Esse trabalho constitui uma pesquisa qualitativa. Para
o seu desenvolvimento constituiu-se um grupo de estudos com duas professoras de
Matemática de uma escola pública do Ensino Fundamental do norte do estado do
Paraná. A coleta de informações foi realizada por intermédio de entrevistas semi-
estruturadas, de observações e descrições das atividades realizadas neste grupo e
da análise de algumas aulas dessas professoras. A mudança de perspectiva na
investigação fez com que a leitura das informações fosse realizada com base na
construção teórica de David Ausubel, sobre Aprendizagem Significativa.
Paralelamente, foi utilizada a teoria dos Campos Semânticos de Rômulo Campos
Lins para justificar a mudança de referencial teórico, uma vez que as professoras
compreenderam “produção de significados” como sinônimo de aprendizagem. A
investigação permitiu entender que essas professoras compreendem a
aprendizagem como um processo no qual os alunos reproduzem discursos, ora
compreendendo, ora memorizando automaticamente. Além de responder a pergunta
de investigação, apresentam-se também algumas contribuições do grupo de estudos
na formação continuada das professoras participantes.