Teses e Dissertações
Palavra-chave: sexualidade humana
A Educação Sexual na Escola e as Tendências da Prática Pedagógica dos Professores
Mateus Luiz Biancon , Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 30/03/2005
O presente estudo é o resultado das investigações acerca das tendências e
dificuldades pedagógicas dos professores do 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental,
enfatizando os professores de Ciências, em desenvolverem em sala de aula a
temática da sexualidade. Através de entrevistas semi-estruturadas audiogravadas,
os dados foram obtidos em quatro escolas da rede pública de Ensino Fundamental
do município de Londrina-PR. As falas dos professores foram analisadas
qualitativamente e categorizadas quanto à natureza das dificuldades. Estas tendem
em práticas educativas desenvolvidas com os alunos, nas quais a sexualidade é
tratada sob o enfoque de uma ‘biologização’ da sexualidade. Para os professores, os
aspectos biológicos da sexualidade são suficientes para a construção da
sexualidade dos alunos. Admitem que as informações de cunho biológico dão conta
da conscientização sobre eventuais problemas que os adolescentes enfrentam
acerca da sexualidade. Portanto, consideramos que a Formação Inicial e Continuada
de professores de Ciências e de outras áreas possui uma lacuna quando se trata do
desenvolvimento da referida temática. As tendências e dificuldades identificadas
neste estudo servem para balizar os conteúdos de um programa de formação de
Educadores Sexuais, em que os assuntos não estejam restritos à biologia do
aparelho reprodutor, mas sejam ampliados pelos aspectos sociais, culturais, éticos,
filosóficos e outros. Deste modo, são os aspectos socioculturais e psicológicos, em
conjunto com a biologia, que dão sentido à sexualidade e capacitam os professores
para desenvolverem esta temática em sala de aula.