Teses e Dissertações
Palavra-chave: séries iniciais do ensino fundamental
A Astronomia presente nas séries iniciais do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Londrina
Vanessa Queiroz, Profª. Drª. Rute Helena Trevisan Latari
Data da defesa: 11/07/2008
Neste trabalho, investigamos os conteúdos de Astronomia que estiveram presentes nas
séries iniciais (primeiro e segundo ciclos) do Ensino Fundamental de algumas Escolas
Municipais de Londrina, durante o ano de 2006. Os materiais de análise foram os Livros
de Chamada – onde os professores registram os conteúdos ministrados em cada aula. A
metodologia utilizada constituiu-se de uma pesquisa qualitativa (BOGDAN E BIKLEN,
1991) e os documentos de análise de conteúdo (BARDIN, 2001) foram os Livros de
Chamada 2006 – Conteúdo. Os dados obtidos foram comparados com os conteúdos de
Astronomia, indicados pelos documentos oficiais, utilizados pelo universo pesquisado: a
Proposta Pedagógica do Município de Londrina, e Livros Didáticos utilizados pelos
professores. A análise dos Livros de Chamada forneceu um mapeamento sobre como
anda o Ensino de Astronomia nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Em termos de
conteúdo revelou fatos agradavelmente inesperados, fora das perspectivas, reveladas na
literatura sobre o tema, que apontam para a existência de falhas na formação dos
docentes em conteúdos de Astronomia (LANGHY, 2004), levando-os a “pular” tais
conteúdos. Concluímos que, apesar de toda a problemática enfrentada pelos professores,
quanto ao conteúdo de Astronomia (má formação, falta de material para aulas práticas,
falta de boas referências, etc (PUZZO, 2005; LIMA, 2006), os conteúdos ministrados vão
muito além daqueles sugeridos na Proposta Pedagógica do Município de Londrina, indo,
também, além dos conteúdos dos Livros Didáticos utilizados como apoio, para o preparo
de suas aulas. Complementando nossa pesquisa, tomamos o depoimento de uma das
Assessoras Técnico Pedagógica da Secretaria de Educação do Município de Londrina,
responsável pela elaboração da Proposta da área de Ciências, e de três professores,
participantes da pesquisa, concluindo que as principais influências, entre outras, que
levaram a este resultado, podem estar ligadas ao treinamento das professoras em
Astronomia pela Secretaria, que por sua vez, tem tido um grande entrosamento com o
Laboratório de Astrofísica e Ensino de Astronomia da Universidade Estadual de Londrina
e também a relação do professor com o conteúdo abordado.
O uso da História da Ciência e do Vê de Gowin: uma proposta de educação científica para professores das séries iniciais do ensino fundamental
Eliana Guidetti do Nascimento, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 22/02/2008
Esta investigação, de caráter qualitativo, tem como objeto de estudo uma proposta
de formação inicial de professores pedagogos, no trabalho com a disciplina de
ciências, em séries iniciais do ensino fundamental. A partir dos referenciais
utilizados, identificamos uma necessidade da Alfabetização Científica neste nível de
ensino; adotamos a Aprendizagem Significativa buscando a utilização de propostas
inovadoras para a o disciplina de Ciências, em especial o uso dos facilitadores desta
aprendizagem. A proposta produzida origina-se em uma abordagem didático-
metodológica que inclui o uso da história da ciência, associado às atividades
experimentais e que apresenta como forma de estruturação das atividades
(execução, registro e análise), o Vê Epistemológico de Gowin. O exemplar conceitual
escolhido para este trabalho foi a da germinação das sementes, sobre o qual se
elaborou uma reconstrução dos principais episódios históricos necessários à
compreensão deste fenômeno. Com esses elementos teórico-metodológicos
articulados, criamos e aplicamos uma sequência de atividades, em turmas de último
ano do curso de Pedagogia. O acompanhamento das atividades, bem como os
resultados de aprendizagem, deu-se por meio da análise dos Diagramas Vês
construídos pelos alunos, ao longo dessa sequência. Os resultados da pesquisa
permitem- nos inferir que esta abordagem, quando utilizada de maneira adequada,
pode tornar-se mais um importante instrumento na formação dos professores das
séries iniciais.