Teses e Dissertações
Palavra-chave: sequência didática
O ensino por investigação por meio da resolução de problemas: análise de uma sequência didática para o ensino de microrganismos e vírus
Ana Carolina Cola Santos Levorato, Profª. Drª. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 23/03/2018
Em aulas expositivas tradicionais, o professor expões os conhecimentos e os
alunos, simplesmente, acompanham. No Ensino por Investigação, os
estudantes tomam o lugar do protagonista em busca da resolução de um
problema. Essa modalidade de ensino visa desenvolver habilidades nos alunos
que estejam próximas a cultura cientifica, e criar condições para eles
trabalharem a partir de um problema, não buscando formar cientistas, mas sim
com que os alunos se apropriem do conhecimento cientifico de uma maneira
diferente, usando habilidades cognitivas próximas a uma prática científica. A
pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida em uma Escola da Rede
Estadual de Ensino, com uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II, da
cidade de Londrina. Para a realização do trabalho foi elaborada uma Sequência
Didática investigativa, baseada na resolução de problemas, que buscou
identificar se o Ensino por Investigação é eficaz ao abordar a caracterização e
classificação, de maneira contextualizada, de Vírus e dos Reinos Monera,
Fungi e Protista, e se o mesmo possibilita que os alunos desenvolvam
atividades investigativas de resolução de problemas. Ao final da pesquisa, foi
possível considerar que inicialmente as dúvidas apresentadas pelos alunos
foram referentes ao desenvolvimento das atividades e sobre a estrutura da
Sequência Didática e, com o passar das aulas, elas tornaram-se referentes aos
aspectos do conteúdo da Sequência Didática. A falta de vocabulário
apresentada pelos alunos e a não realização de uma dinâmica para a
preparação dos alunos para trabalharem em grupo foram consideradas
empecilhos para a realização do estudo. Porém a motivação dos alunos, frente
a nova modalidade de ensino, foi a principal potencialidade apresentada
durante o desenvolver das atividades. É possível citar o aumento da autonomia
dos estudantes, que foi desenvolvida por eles ao resolverem os problemas
propostos, e uma melhora no relacionamento entre eles, pois os mesmos
precisavam expor suas ideias, defender seu ponto de vista e chegar a uma
conclusão para solucionar os problemas propostos. Assim, o Ensino por
Investigação, foi eficaz, pois possibilitou aos alunos o desenvolvimento das
atividades investigativas de resolução de problemas e o aprendizado das
principais características e classificação dos Vírus e dos Reinos Fungi, Monera
e Protista.
A interdisciplinaridade educativa na contextualização do conceito de Transformação Química em um curso de Ciências Biológicas
Marlize Spagolla Bernardelli, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 11/12/2014
A presente pesquisa partiu de indagações pessoais com o intuito de identificar de
que forma os educandos do curso de Ciências Biológicas contextualizam o conceito
de transformação química da matéria. Dessa forma, visou analisar a possibilidade de
ampliação das noções dos educandos na integração e na contextualização desse
conceito químico, mediante uma proposta interdisciplinar, pautada na aprendizagem
significativa. Utilizou-se a abordagem qualitativa de cunho bibliográfico na busca de
interpretar e compreender as noções dos educandos a respeito do conceito
proposto. Na abordagem metodológica, os resultados da aplicação da sequência
didática desenvolvida foram analisados à luz da análise de conteúdo para
categorizar o conhecimento dos educandos e mapear o seu perfil conceitual. Desta
forma foi possível contextualizar o conceito químico na área da Biologia, a fim de
articular as teorizações da aprendizagem significativa, interdisciplinaridade,
formação docente e perfil conceitual, teorizações estas utilizadas nessa pesquisa.
Essa articulação teve como finalidade observar de que forma os graduandos do
curso de Ciências Biológicas, de uma universidade pública do norte do Paraná,
identificam o conceito químico em sua área de formação. Assim, pode-se inferir que
a proposta desenvolvida proporcionou aos envolvidos uma eventual organização das
noções do conceito apresentado, por meio dos mapas conceituais, diário de bordo e
atividades que proporcionaram a identificação de que os conceitos dos participantes
não estavam de acordo com a literatura, visto que, alguns conceitos eram
apresentados por estes educandos equivocadamente. Constatou-se ainda que, por
meio da sequência didática proposta, houve indícios de aprendizagem significativa e
ampliação do perfil conceitual dos graduandos envolvidos.
História da Ciência e Construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Relatividade na Formação de Professores de Física
Adriano José Ortiz, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 28/03/2014
Inúmeros são os trabalhos que defendem a necessidade de um Ensino de Física
contextualizado, o qual envolva conceitos que os alunos vivenciem no cotidiano e que
também os estimulem a pensar em Ciência de uma forma crítica. Nesse contexto, o ensino
de conceitos referentes à Física Moderna e Contemporânea se mostra relevante. Entretanto,
apenas inserir tais conteúdos no Ensino Médio não é suficiente, é necessário que os
professores desenvolvam abordagens conceituais e metodológicas adequadas para ao
tema. Considerando isso, voltamos a nossa atenção para a formação inicial de professores
de Física, observando que entre as dificuldades indicadas está uma formação centrada na
racionalidade técnica, que acaba refletindo uma formação de bacharelado com
complementos pedagógicos, ignorando que as duas profissões possuem características
profissionais diferentes. Dessa forma, esta pesquisa investiga a construção de uma
Sequência Didática adaptada que visa a elaboração de abordagens metodológicas para o
ensino de Relatividade com um enfoque histórico por professores em formação inicial, bem
como noções de docentes que atuam no Ensino Superior a respeito da sua pertinência e
adequação teórico metodológica. Assim, construímos uma sequência propondo um
envolvimento entre teoria e prática, potencialmente possibilitando ao futuro professor uma
abordagem crítica, que considere os diferentes contextos em que ele poderá atuar. Os
aportes teóricos investigados para a construção dessa sequência foram o Conhecimento
Pedagógico do Conteúdo (CPC) e a Base de Conhecimentos, a Aprendizagem Significativa
Crítica e a História da Ciência. Para a obtenção das noções docentes, foi elaborado um
questionário com nove questões, embasadas em nossos referenciais teórico-metodológicos
e decodificadas intersubjetivamente pelos integrantes do grupo de pesquisas Investigações
em Filosofia e História da Ciência, e Educação em Ciências e Matemática (IFHIECEM). A
análise dessas respostas se deu por meio de uma análise de conteúdo, sendo que
desenvolvemos Unidades de Contexto e Unidades de Registros, também decodificadas
intersubjetivamente pelo grupo IFHIECEM, que possibilitaram a unitarização e inferências
com relação as respostas
Estudo do processo de elaboração de uma unidade didática sobre poluição
João Marcos Machuca de Lima, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 17/01/2014
O trabalho se desenvolve no olhar do pesquisador sobre o processo de organização,
dinâmica de atuação e reflexão de um grupo de estudos de alunos de graduação da
Universidade Estadual de Londrina, envolvidos em um projeto de extensão
institucional. Nesse contexto objetiva-se compreender o processo de planejamento e
elaboração de uma Unidade Didática sobre a temática Poluição. Foram realizados 4
encontros sistematizados em conhecer os referencias de apoio, realizar a seleção
de temas, escolha das atividades didáticas e sua organização em uma sequência
estabelecida, articulada e lógica considerando também os procedimentos de ensino
e aprendizagem. A análise foi realizada com vistas para o enfoque Ciência,
Tecnologia e Sociedade(CTS) e também as relações entre os conhecimentos
empregados no processo de seleção e organização de atividades. Os dados são
embasados e discutidos a partir dos direcionamentos de documentos oficiais para o
Ensino de Ciências – Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares
do Estado do Paraná e a validação de uma Unidade Didática a partir do referencial
de apoio e da abordagem CTS. Os resultados fortalecem o Ensino de Ciências
voltado para uma prática social e uma abordagem integradora que possibilite a
participação efetiva de todos os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem.
São reveladas também diretrizes para concepções pedagógicas de uma abordagem
dentro da perspectiva CTS e encaminhamentos para uma aplicabilidade de
Unidades didáticas em sala de aula como ferramenta didático metodológica.
Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin
Lucken Bueno Lucas, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 07/04/2010
Inúmeros são os trabalhos que expõem uma diversidade de problemas no ensino de
evolução biológica, em diferentes partes do mundo. Além de problemas na compreensão
desse conteúdo por parte de alunos e professores, diversas pesquisas apontam que
muitos livros didáticos – repletos de divergências conceituais – prejudicam a
compreensão dos fenômenos evolutivos. Diante dessa problemática e reconhecendo o
papel essencial desse assunto na formação científica dos estudantes, uma pergunta
intrigou-nos: “A História e a Filosofia da Ciência podem colaborar na identificação e
compreensão de questões axiológicas e epistemológicas relativas ao Darwinismo e a
partir de então, contribuir para a investigação da construção de uma sequência didática
que auxilie professores de Biologia do Nível Médio no ensino dessa temática?”. Na busca
por respostas, iniciamos uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, segundo
aportes da Didática da Ciência e da Aprendizagem Significativa Crítica, cujas principais
etapas compreendem um levantamento bibliográfico, uma reconstrução histórica do
Darwinismo, a elaboração de uma sequência didática para o ensino de evolução e análise
da mesma.