Teses e Dissertações
Palavra-chave: semiótica peirceana
A derivada de uma função em atividades de modelagem matemática: uma análise semiótica
Thiago Fernando Mendes, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 20/02/2018
Esta pesquisa tem como objetivo investigar o que os signos interpretantes
produzidos ou utilizados em atividades de modelagem matemática nos permitem
inferir com relação ao conhecimento matemático dos estudantes. Nossa
investigação está pautada em pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na
perspectiva da Educação Matemática e nos pressupostos da Semiótica Peirceana,
mais especificamente, no que diz respeito à teoria dos interpretantes. Com o intuito
de alcançar o objetivo proposto desenvolvemos com alunos do 2º ano do curso de
Licenciatura em Matemática na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I de uma
universidade pública do estado do Paraná uma sequência de atividades de
modelagem matemática. As atividades foram desenvolvidas seguindo o esquema
padrão propostos por Lesh et al. (2003) para sequências de atividades de
modelagem matemática. A análise dos dados foi inspirada na Análise Textual
Discursiva baseada, principalmente, nas indicações de Moraes e Galiazzi (2007).
Para a análise dos dados, três categorias foram consideradas: nível significante
imediato em uma sequência de atividades de modelagem matemática; nível
significante dinâmico em uma sequência de atividades de modelagem matemática;
nível significante final em uma sequência de atividades de modelagem matemática.
Com a análise, ficou evidenciado que no desenvolvimento de uma sequência de
atividades de modelagem matemática momentos de exploração e aplicação de
modelos são propiciados. A análise nos permite inferir também que uma sequência
de atividades de modelagem matemática possibilita a organização e a elaboração de
signos de tal maneira que é possível ter acesso, mesmo que indiretamente, àquilo
que o estudante está construindo em sala de aula no que diz respeito ao
conhecimento matemático.
O raciocínio abdutivo em atividades de Modelagem Matemática
Daiany Cristiny Ramos, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 23/02/2016
Esta pesquisa tem como objetivo investigar relações entre modelagem matemática e raciocínio
abdutivo. Nossa investigação está pautada em pressupostos teóricos da Modelagem Matemática
na perspectiva da Educação Matemática e nos pressupostos da Semiótica Peirceana, mais
especificamente, no que diz respeito aos tipos de raciocínios caracterizados por Peirce. Com o
intuito de identificar relações entre raciocínio abdutivo e atividades de modelagem
desenvolvemos com alunos do 4º ano do curso de Licenciatura em Matemática na disciplina de
modelagem matemática de uma universidade pública do estado do Paraná atividades de
modelagem matemática. As atividades foram desenvolvidas seguindo os momentos de
familiarização dos alunos com atividades de Modelagem Matemática propostos por Almeida,
Silva e Vertuan (2012). A análise dos dados foi inspirada na Análise de Conteúdo baseada,
principalmente, nas indicações Bardin (1974) e Moraes (1999). A análise dos dados permitiu
reflexões sobre as relações entre modelagem matemática e raciocínio abdutivo e dessa análise
emergiram três categorias: o raciocínio abdutivo dos alunos atua no desenvolvimento da
atividade de modelagem matemática; atividades de modelagem matemática desencadeiam o
raciocínio abdutivo; habilidades criativas mediadas pelo raciocínio abdutivo em atividades de
modelagem matemática. Podemos concluir que atividades de modelagem matemática tem
características que desencadeiam no aluno raciocínio abdutivo e atuam sobre o processo
criativo. Ao mesmo tempo, as diferentes ações requeridas pelo desenvolvimento de atividades
de modelagem matemática são fortalecidas pelos insights de raciocínio abdutivo dos alunos,
estabelecendo-se assim uma relação que pode incrementar a aprendizagem e o desenvolvimento
matemático dos alunos.
Ensino de Biologia e Educação Ambiental: uma leitura peirceana das formas de relação dos animais humanos com os não humanos
Adriana Ribeiro Ferreira Rodrigues, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 24/06/2015
Esta pesquisa discute as formas de relação dos seres humanos com os animais não
humanos a partir da perspectiva da semiótica peirceana, do ensino de Biologia, da
educação científica e da Educação Ambiental. O problema se constituiu em
questionar qual a gama de entendimentos dos alunos e alunas do Ensino Médio
acerca das relações dos seres humanos com os animais como signos produtores de
interpretantes no contexto de um ensino dos conteúdos sobre vertebrados com
abordagem ambiental. E, ainda, se essa abordagem aumentou a complexidade da
compreensão sobre as relações entre humanos e animais. O objetivo traçado
referiu-se a conhecer e identificar os interpretantes dinâmicos emocional, energético
e lógico acerca das relações dos seres humanos com os animais produzidos num
processo de ensino de Biologia com abordagem ambiental em interface com os
fundamentos das Ciências Normativas de Peirce – estética, ética e lógica. A
metodologia qualitativa de pesquisa para a análise dos dados fundamentou-se em
três eixos teórico-metodológicos: a teoria dos interpretantes de Peirce, as Ciências
Normativas e a Educação Ambiental. A análise dos dados construídos a partir de
narrativas, entrevistas e produção de curtas-metragens dos alunos permitiu
identificar os interpretantes e discuti-los em articulação com as Ciências Normativas
e a Educação Ambiental. Constatamos que o processo de ensino e aprendizagem
proposto, que relacionou a Biologia com a abordagem ambiental, promoveu a
atualização dos signos, desencadeando novas semioses como cognição e ainda
alterou os ideais de conduta dos referidos alunos e alunas. Tais achados abrem a
possibilidade de pensar em uma Educação Ambiental que forme não apenas novas
formas de sentir e pensar, mas também de agir.
Uma interpretação semiótica de atividades de Modelagem Matemática: implicações para a atribuição de significado
Karina Alessandra Pessôa da Silva, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 19/03/2013
Esta pesquisa teve como objetivo investigar “Como emergem os signos interpretantes nas
diferentes fases do desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática?”. Para
tanto, nos pautamos em pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da
Educação Matemática e da Semiótica Peirceana no que se refere à atribuição de significado
para o objeto em estudo. Por meio da tríade peirceana signo-objeto-interpretante fazemos uma
interpretação semiótica de atividades de modelagem com vistas a identificar atribuição de
significado para o objeto. Neste sentido, propomos uma articulação entre a tríade peirceana e
ações que o aluno pode ter frente a atividades de modelagem e destacamos as tríades
símbolo/significado para o objeto/interpretante e Perceber/Agir/Significar. Com este intuito
desenvolvemos atividades de Modelagem Matemática com alunos do 4.º ano do curso de
Licenciatura em Matemática da UEL durante a disciplina de Modelagem na perspectiva da
Educação Matemática. As atividades foram desenvolvidas seguindo os momentos de
familiarização dos alunos com atividades de Modelagem Matemática propostos por Almeida
& Dias (2004). Neste sentido, a pesquisa consiste na observação, descrição e análise dos
signos produzidos pelos alunos em atividades de modelagem. A opção metodológica baseia-
se nas considerações da pesquisa qualitativa. A análise dos dados é inspirada na proposta
metodológica da Teoria Fundamentada baseada, principalmente, nas indicações de Kathy
Charmaz (2006, 2009). A análise revela que os signos interpretantes emergem com o
envolvimento do aluno (intérprete) durante o desenvolvimento de uma atividade de
modelagem e se modificam com a familiarização com atividades desta natureza. Como a
atribuição de significado está atrelada aos interpretantes produzidos pelo intérprete, inferimos
que o significado para o problema e o objeto matemático se intensifica com a familiarização
com atividades de modelagem