Teses e Dissertações
Palavra-chave: semiologia de Prieto
Indicações circunstanciais como signos potencializadores da aprendizagem significativa de conceitos na experimentação animal
Marcela Teixeira Godoy, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 30/09/2016
Este trabalho propõe um aprimoramento dos mecanismos dialógicos de
aprendizagem sob uma perspectiva semiológica construtivista. Toda mensagem
transmitida por um emissor por meio de sinais diretos é sempre incompleta para o
receptor podendo gerar má compreensão ou não compreensão. Identificamos na
teoria das mensagens e sinais do semiólogo Luis Jorge Prieto, um elemento
semiológico denominado indicação circunstancial que tem o potencial de
complementar as mensagens transmitidas por um sinal, potencializando sua
compreensão. A hipótese do trabalho partiu do pressuposto que tais elementos
semiológicos transpostos para o contexto da Educação Científica, além de favorecer
a compreensão de conceitos, podem servir como instrumentos para impelir o
pensamento autônomo do estudante durante o processo de aprendizagem. Diante
disso, o problema de pesquisa colocado foi: quais os efeitos do uso das indicações
circunstanciais na construção dos conceitos trabalhados? O objetivo da pesquisa foi
identificar o papel das indicações circunstanciais na construção dos conceitos
relacionados à experimentação animal de especismo, especismo eletivo, especismo
elitista, utilitarismo e modelo preditivo pelos alunos. Os sujeitos da pesquisa foram
14 alunos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade
pública do Estado do Paraná, Brasil. A intervenção didática utilizada para a
realização do trabalho foi baseada em uma Unidade de Ensino Potencialmente
Significativa no contexto da Aprendizagem Significativa Subversiva. Os dados foram
coletados por meio da transcrição do discurso que ocorreu durante a intervenção e
das produções e entrevistas com os alunos. A análise dos mesmos ocorreu de
maneira descritiva interpretativa. Os resultados obtidos evidenciam principalmente
que o planejamento consciente das indicações circunstanciais emitidas pelo
professor mediadas por um discurso interativo sob a perspectiva da aprendizagem
significativa subversiva serviu como provocação didática para potencializar a
aprendizagem dos conceitos. Sob uma perspectiva construtivista de aprendizagem,
procuramos demonstrar que as indicações circunstanciais podem ser signos
utilizados pelo professor com a finalidade não só de aclarar o discurso e reduzir
ambiguidades, mas provocar fundamentalmente uma forma de pensamento reflexivo
do estudante com objetivo de levá-lo à compreensão dos conceitos tratados.