Teses e Dissertações
Palavra-chave: sala de aula
UMA REPRESENTAÇÃO PARA A SALA DE AULA BASEADA NA TEORIA ATOR-REDE
DAYANNE DA SILVA ALVES, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 23/05/2022
Nesta tese, apresentamos os resultados de uma investigação que buscou identificar
e interpretar a presença de uma rede de atores em uma sala de aula durante o
desenvolvimento da disciplina de Fisiologia Humana e Biofísica, que fazia parte da
grade curricular de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma
universidade pública do estado do Paraná. Pautamo-nos na Teoria Ator-Rede (ANT)
para evidenciar indícios de identificação e interpretação sugeridos. Os dados foram
coletados por meio da gravação em vídeo das aulas, de anotações em um caderno
de campo e de entrevistas realizadas com os alunos da disciplina e com o professor
responsável por ela. Para a elaboração desta tese optamos por considerar
unicamente as entrevistas, e para organizar e interpretar os dados utilizamos os
procedimentos apresentados pela Análise Textual Discursiva (ATD), primeiramente
transcrevendo as entrevistas e, posteriormente, realizando a fragmentação do texto,
que culminou na identificação e na categorização dos atores humanos e não
humanos. Diante deste processo de organização, buscamos mapear, por meio de
grafos, os atores constituintes da sala de aula. O mapa elaborado possibilitou a
identificação da professora como sendo um ator mediador, assim, por meio de suas
ações, ela conectava e mobilizava as ações dos demais atores em suas redes
internas, proporcionando a evidenciação de um fluxo de ações em uma rede social.