Teses e Dissertações
Palavra-chave: saberes docentes
ESTUDO DA RADIAÇÃO DO CORPO NEGRO – UMA PROPOSTA HCTS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
ANDRÉIA HORNES MACEDO, Profa. Dra. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 13/07/2022
Nesta pesquisa apresentamos a Proposta HCTS – História, Ciência Tecnologia e
Sociedade, que traz uma relação entre a História da Ciência e a abordagem CTS para
o ensino da Radiação do Corpo Negro. Essa proposta é resultado de uma pesquisa
teórico-metodológica no campo da Didática das Ciências e mobilização de Saberes
Docentes, considerando que o professor é o sujeito que constrói seus saberes e a
sala de aula o meio que possibilita a prática dessa construção. Nesse contexto,
disponibilizamos a proposta para que especialistas da área avaliassem, por meio de
um questionário, a potencialidade e relevância da mesma na formação de
professores, bem como a aplicabilidade da mesma como uma metodologia de ensino
construtivista. Como complementação à proposta, apresentamos uma sequência
didática modelo, a qual também foi avaliada pelos especialistas, com o objetivo de
demonstrar como a proposta HCTS pode ser desenvolvida por professores de
educação básica no ensino de Física. Para essa sequência, utilizamos a Radiação do
Corpo Negro como conteúdo científico a ser desenvolvido nos aspectos da proposta,
visto o debate histórico-científico promovido por esse tema e as discussões entre
ciência, tecnologia e sociedade, permeadas pela História da Radiação do Corpo
Negro, que ampliam os horizontes, dando início a Física Moderna. Por meio da análise
dos registros da avaliação por especialistas, nossas hipóteses de que uma proposta
pautada na História da Ciência e nas relações apresentadas pela Abordagem CTS
seja relevante para a formação dos professores e potencialmente produtiva para o
processo de ensino e de aprendizagem, foram consolidadas. Esses resultados
indicam a proposta HCTS como uma contribuição no campo da Didática das Ciências
e de saberes docentes na Educação em Ciências.
A Formação Inicial de Professores de Ciências Bioógicas: Uma Análise do Projeto Pedagógico de Curso a partir da Matriz do Saber
Ana Rita Levasdovski, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 19/12/2019
Este estudo apresenta uma investigação acerca dos saberes docentes, tendo como
ponto de partida o Saber Curricular. A partir deste saber específico foi realizado um
recorte conceitual de currículo, caracterizando-o como recurso ordenador nos cursos
de graduação. A pesquisa, portanto, teve como objeto de estudo uma licenciatura:
Ciências Biológicas, ofertada em universidade pública do Paraná, tendo como
questão investigativa: De que maneira os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de
Ciências Biológicas orientam a formação inicial de professores, na perspectiva da
Matriz do Saber – M(S)? O encaminhamento metodológico desenvolvido na
pesquisa teve como objetivo geral, portanto, analisar a formação inicial de
professores de Ciências Biológicas, a partir da percepção dos coordenadores
pedagógicos e dos PPC, com base nas relações presentes na Matriz do Saber –
M(S). Este foi detalhado em objetivos específicos: (1) Discutir os saberes docentes
na formação inicial de professores; (2) Caracterizar o currículo como ordenador da
estrutura da formação acadêmica; (3) Evidenciar a percepção dos Coordenadores
Pedagógicos de Cursos de Ciências Biológicas; e, (4) Investigar os Projetos
Pedagógicos do Curso (PPC) de Ciências Biológicas, tendo a M(S) como
fundamento, no que se refere aos saberes docentes, em especial ao Saber
Curricular. Assim, foram analisados os depoimentos de três professores que, no
período da coleta, atuavam como coordenadores dos cursos investigados. Os dados
levantados ratificaram a necessidade de analisar os respectivos PPC que
coordenam. O fundamento, pautado em abordagem qualitativa, foi a Análise Textual
Discursiva (ATD). Já os PPC foram analisados com base na M(S), um instrumento
teórico-metodológico elaborado por pesquisadores que se dedicam ao estudo da
formação docente. A seção dos PPC que teve uma atenção maior foi o Eixo
Estruturante II, composto por itens que constituíram uma Matriz Adaptada, com foco
nos aspectos epistêmico e social da M(S). O estudo aborda, ainda, questões
subjacentes ao processo de constituição dos referidos documentos e a legislação de
amparo, além de questões de ordem organizacional da instituição que, direta ou
indiretamente, refletiram nas opções curriculares dos cursos. A análise das
entrevistas mostrou que os coordenadores são sujeitos que aprendem. Essa
aprendizagem está relacionada ao exercício da função, de maneira estreitamente
ligada ao PPC. Já no que diz respeito a estes documentos, a análise revelou maior
preocupação com o conteúdo, em detrimento da formação pedagógica, tanto do
professor formador quanto do licenciando, o que ficou evidente pelas lacunas da
M(S). Desta forma, a licenciatura investigada ainda tem um percurso a percorrer já
que é restrita a preocupação com a aprendizagem do futuro professor no que se
refere aos saberes docentes.
Uma Proposta para a Formação Inicial de Docentes Acerca de uma Educação Científica Equitativa em Gênero
Juliane Priscila Diniz Sachs, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 13/09/2019
As mulheres historicamente foram privadas de seus direitos sociais e políticos nos diversos setores sociais, incluindo a Ciência e a Educação. Os efeitos desse isolamento ainda permanecem nessas instituições e podem ser percebidos por meio da invisibilidade da mulher na Ciência, da sub-representação, do desestímulo ou do desinteresse dessas para certas áreas científicas, entre outros. A Educação Científica, embora incorpore tais discriminações, trata-se de um agente primordial para a transformação dessa realidade. Entre as diversas dimensões da Educação científica que podem contribuir para isso, pode-se destacar a atuação das/os docentes. No Brasil, as pesquisas que relacionam as questões de gênero e a Educação Científica ainda são limitadas, principalmente quanto à articulação desses temas com a formação docente. Assim, a presente tese teve o objetivo de contribuir com essas pesquisas por meio da investigação de uma abordagem de formação inicial de docentes de Ciências acerca de uma Educação Científica equitativa em gênero. O percurso investigativo para esse fim foi de caráter qualitativo e ocorreu conforme uma práxis metodológica e pedagógica caracterizada por duas fases investigativas inter-
-relacionadas e adapto-evolutivas: um estudo teórico e um estudo empírico. O estudo teórico foi uma investigação de referenciais para a formulação de uma composição textual de elementos epistemológicos, axiológicos, didáticos e científicos que fundamentaram a investigação empírica. Quanto ao estudo empírico, esse ocorreu a partir da articulação e integração desses elementos na elaboração da abordagem de formação junto a estudantes do último ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Luiz Meneghel. Os instrumentos para coleta de dados foram um questionário composto por vinte questões acerca dos temas selecionados, que foi aplicado antes e ao final do desenvolvimento da abordagem, e uma entrevista semiestruturada. A análise desse material foi conforme metodologia de Análise de Conteúdo. Entre as inferências que decorreram dessa análise encontrou-se que, embora seja essencial que docentes de Ciências estejam sensibilizadas/os quanto às questões de gênero na Educação Científica e da relação entre os valores e a Ciência, essas não são suficientes para que concebam uma práxis de ensino equitativa em gênero. Para isso se faz necessário que as abordagens de formação docente integrem e explicitem as relações entre essas concepções com noções acerca das diferentes dimensões de uma Educação Científica equitativa em gênero, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências de reflexão crítica. A práxis metodológica e pedagógica desenvolvida nesta tese indicou potencialidade para o alcance dessas finalidades e forneceu novas questões para futuras investigações.
Um instrumento para nálise qualitativa do discurso dos docentesa respeito da avaliação
Arthur William de Brito Bergold, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 18/02/2019
Fala-se muito (mal) de avaliação. Mas é um assunto pouco estudado, com raras descrições
fenomenológicas. Propôs-se um instrumento para análise textual discursiva das falas dos
docentes a respeito da avaliação. A partir dos dados coletados para a calibração do ins-
trumento foi possível determinar a necessidade de estender a análise para três contextos
diferentes: didático, institucional e da capacitação em avaliação. As 27 categorias propos-
tas descrevem o discurso dos docentes participantes da pesquisa, possibilitando a análise
de relações com o saber sob a abordagem epistêmica, pessoal e social entre o professor, os
saberes, os estudantes, a noosfera e o capacitador em avaliação, entre outras. As narra-
tivas originais e as reconstruídas após a análise apresentam fenômenos já esperados, mas
permitem destacar alguns detalhes e relações que expandem e aprofundam a compreen-
são das ações, tensões e contradições envolvidas no processo de avaliação escolar. Faz-se
uma comparação entre os resultados obtidos e os saberes propostos por pesquisadores da
área de avaliação. Os resultados propiciam material para reflexão e revisão das estratégias
utilizadas e dos conteúdos abordados na formação em avaliação. O instrumento mostrou-
se adequado para investigar todo o espectro observado de falas relacionadas à avaliação,
abrindo possibilidades de futuras investigações na área.
Um olhar sobre as ações discentes em sala de aula em um IFPR
Marily Aparecida Benicio, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 29/06/2018
Na atualidade, uma das preocupações recorrentes está relacionada aos hábitos
alimentares dos seres humanos. Uma alimentação inadequada e atrelada ao ritmo
de vida sedentário tem levado a população a enfrentar diversas doenças, entre elas,
o diabetes. Frente a isso, uma educação voltada para a promoção à saúde, e em
autocuidados em relação ao diabetes é essencial, porém é necessário que os
educadores adquiram conhecimentos adequados durante sua formação docente,
para que então possam proporcionar uma educação que inclua tais objetivos. Feitas
essas considerações, este trabalho teve como intuito investigar as concepções e
práticas pedagógicas de educadores em relação à Educação em Saúde,
especificamente, sobre o autocuidado em Diabetes. Para tal, inicialmente, elaborou-
se um questionário e uma entrevista semiestruturada, acerca da temática, que foram
aplicados junto a um grupo de educadores da Educação Básica, na cidade de
Altamira – PA. Os resultados foram analisados mediante Análise de Conteúdo,
proposta por Laurence Bardin. A partir destes resultados e pautado no referencial
teórico da área – Tardif (saberes docentes) e Paulo Freire (educação libertadora) –,
foi elaborado um momento de ensino, denominado Sensibilização e Mobilização
Pedagógica para a Educação em Saúde (SeMoPES). O SeMoPES teve como
objetivo despertar e motivar os educadores a buscarem autonomia e criticidade na
promoção de saúde. O SeMoPES ocorreu na cidade de Altamira – PA, com carga
horária de 8h e contou com a participação de trinta e quatro educadores da rede
estadual e municipal de ensino, de diversas disciplinas. Ao analisar os resultados
obtidos no SeMoPES, durante momentos avaliativos, podemos inferir que o
SeMoPES é uma proposta pertininente para se discutir educação em saúde, na
formação docente, bem como, afirmamos a necessidade de que se proponha novas
estratégias e que a temática saúde seja abordada na formação de educadores
(inicial e continuada).
Educação em saúde escolar: formação dos educadores para o autocuidado em Diabetes
Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 27/07/2018
Na atualidade, uma das preocupações recorrentes está relacionada aos hábitos
alimentares dos seres humanos. Uma alimentação inadequada e atrelada ao ritmo
de vida sedentário tem levado a população a enfrentar diversas doenças, entre elas,
o diabetes. Frente a isso, uma educação voltada para a promoção à saúde, e em
autocuidados em relação ao diabetes é essencial, porém é necessário que os
educadores adquiram conhecimentos adequados durante sua formação docente,
para que então possam proporcionar uma educação que inclua tais objetivos. Feitas
essas considerações, este trabalho teve como intuito investigar as concepções e
práticas pedagógicas de educadores em relação à Educação em Saúde,
especificamente, sobre o autocuidado em Diabetes. Para tal, inicialmente, elaborou-
se um questionário e uma entrevista semiestruturada, acerca da temática, que foram
aplicados junto a um grupo de educadores da Educação Básica, na cidade de
Altamira – PA. Os resultados foram analisados mediante Análise de Conteúdo,
proposta por Laurence Bardin. A partir destes resultados e pautado no referencial
teórico da área – Tardif (saberes docentes) e Paulo Freire (educação libertadora) –,
foi elaborado um momento de ensino, denominado Sensibilização e Mobilização
Pedagógica para a Educação em Saúde (SeMoPES). O SeMoPES teve como
objetivo despertar e motivar os educadores a buscarem autonomia e criticidade na
promoção de saúde. O SeMoPES ocorreu na cidade de Altamira – PA, com carga
horária de 8h e contou com a participação de trinta e quatro educadores da rede
estadual e municipal de ensino, de diversas disciplinas. Ao analisar os resultados
obtidos no SeMoPES, durante momentos avaliativos, podemos inferir que o
SeMoPES é uma proposta pertininente para se discutir educação em saúde, na
formação docente, bem como, afirmamos a necessidade de que se proponha novas
estratégias e que a temática saúde seja abordada na formação de educadores
(inicial e continuada).
Sequência pedagógica para formação de Ciências de Biologia
Fernanda Zandonadi Ramos, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 27/02/2018
Este estudo objetivou investigar como um modelo de como ensinar, propiciado pela ação
docente de uma professora formadora no desenvolvimento de uma sequência pedagógica para
a formação inicial docente, pode promover o processo de elaboração, reelaboração e evolução
conceitual do saber (conhecimento sistematizado) e, particularmente, do saber fazer
pedagógico de licenciandos de um curso de Ciências Biológicas, de uma universidade pública
localizada no Estado de Mato Grosso do Sul. Tal sequência apresenta fundamentação teórica
pautada em uma perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, a partir das
ideias de Vigotski. Assim, a tese defendida neste estudo é a de que a mediação daquele
modelo de como ensinar é um instrumento para promover nos licenciandos a compreensão de
processos de elaboração de conhecimentos sistematizados/científicos e de saberes necessários
ao fazer docente. Para a construção e análise dos dados da investigação proposta foram
realizados registros por escrito, audiogravações e videogravações para evidenciar as
concepções dos licenciandos em relação à Ciência e por que ensinar Ciências, aos conceitos e
processos de ensino e aprendizagem, aos saberes necessários à docência e aos conteúdos
científicos a serem ensinados, bem como seus processos de elaboração/reelaboração e
evolução conceituais. Após as transcrições e releituras dos registros obtidos, alguns dados
foram avaliados pela análise do seu conteúdo e outros mediante análise microgenética. Os
resultados demonstraram a insuficiência de preparação dos licenciandos em relação aos
conteúdos científicos a serem ensinados no contexto da Educação Básica como, por exemplo,
os botânicos e aos saberes necessários à docência, assim como concepções simplistas desses
licenciandos relacionadas à Ciência e por que ensinar Ciências, e aos conceitos e processos de
ensino e aprendizagem. Demonstraram, também, que as atividades propostas e desenvolvidas
na sequência pedagógica promoveram nos licenciandos a percepção da inadequação de seus
planejamentos de ensino, suas limitações conceituais, tanto em relação aos conteúdos
científicos quanto aos saberes necessários à docência. Nesse sentido, consideramos que a
sequência pedagógica para formação inicial docente propiciou um referencial teórico-
-metodológico que permite ao licenciando a compreensão de como elaborar e/ou readequar
sua ação pedagógica. Consideramos, ainda, que tal sequência traz contribuições significativas
para formação e constituição inicial docente de licenciandos, em aspectos relacionados à
formação, elaboração e evolução conceitual do saber e do saber fazer docente/pedagógico.
Assim, entendemos que o modelo de como ensinar abordado nessa tese pode ser readequado
para outros contextos e conteúdos de ensino.
Unidade de Aprendizagem Interdisciplinar
Diogo da Silva, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 20/12/2018
A perspectiva de interdisciplinaridade educativa promove a contextualização e o
envolvimento das partes, constituindo ligações de complementaridade e correlação,
interconexões e passagens entre os conhecimentos e especialidades, reconhecendo a
complexidade que envolve as situações humanas. Tem como objetivo promover, por
intermédio de uma abordagem, a integração de variados conhecimentos, estimulando e
desenvolvendo habilidades cognitivas e relacionais, para que ocorra aprendizagem
significativa, complexa e então interdisciplinar, assim como preparar o aluno para a
interpretação e mudança de sua condição e atitude social frente à sua realidade.
Proporcionando e capacitando o sujeito de modo que o mesmo reconheça a legitimidade e
faça uso dos saberes científicos na prática cotidiana. Ocorrendo por meio de estratégias de
ensino que abordaram questionamentos, reflexões e a participação em decisões. Propusemos a
elaboração, aplicação e análise de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), para um
grupo de vinte e oito alunos em uma turma interseriada do ensino médio, ora divididos em
cinco equipes e ora participando de atividades individuais, assim proporcionando uma
situação de aprendizagem em que aconteça a interdisciplinaridade para o ensino de Ciências.
Nesta prática foram incluídos e entrelaçado aspectos da abordagem investigativa, da
aprendizagem significativa e assim a consideração ao contexto do aluno, bem como princípios
da complexidade, o conteúdo disciplinar de Microbiologia e por fim toda intervenção
alicerçada nos saberes docentes. Além disso, organizamos e planejamos as etapas de modo
que pudéssemos analisar a aprendizagem dos estudantes, por meio do V epistemológico,
frente aos conceitos de Microbiologia. Nossa abordagem garantiu a promoção de situações
coerentes a fim de manter o desenvolvimento de avanços que integram os conhecimentos
cognitivos e sócio-relacional por parte dos estudantes e do professor pesquisador.
Reconhecemos que nas propostas em equipe ficou mais evidente que essas relações
aconteceram na qual os integrantes, apoiados por outros docentes da instituição, indicados ao
longo da abordagem, contribuíram para as demonstrações e para as investigações.
Percebemos, também, que a maior noção dos alunos gira ao torno do quesito que reconhecem
e caracterizam os microrganismos como agentes benéficos ou prejudiciais à manutenção da
vida na Terra. Acreditamos que o uso de uma metodologia investigativa de ensino poderia ser
um fator que contribuiu para que as noções alternativas, elaboradas pelos alunos também em
seu cotidiano, fossem reformuladas para a adoção de uma aprendizagem mais coerente com
os conhecimentos científicos.
O PIBID e as relações de saber na formação inicial de professores de Matemática
Vanessa Largo, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 02/07/2013
Nesta pesquisa temos a intenção, por meio dos depoimentos de estudantes –
licenciandos em Matemática e bolsistas, do Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência – PIBID, de apresentar as nossas compreensões das
relações estabelecidas com o ensinar, com o saber e com o aprender que os
estudantes desenvolveram durante os dois anos de participação nesse
programa, e, também, falar sobre a aprendizagem da docência no contexto
PIBID. Entendemos essas “relações com o saber”, de Charlot, no interior do
“sistema didático” de Chevallard, em três dimensões, relações epistêmicas,
pessoais e sociais com o conteúdo matemático, com o ensino e com a
aprendizagem dos alunos. Nesta investigação, para buscarmos uma reflexão
sobre as considerações apresentadas sobre o programa, nos apoiamos em
referenciais teóricos referentes ao estágio supervisionado, apesar de nós
entendermos os contextos estágio supervisionado do curso de Licenciatura e o
PIBID como “distintos”, mas com semelhanças no que diz respeito às regências
dos estudantes. A coleta de nossas informações ocorreram por meio de
entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e vídeo, no decorrer dos dois
primeiros anos de implementação do PIBID. Analisamos estes dados de acordo
com a “matriz 3x3” – Instrumento para a Análise da Ação Docente em Sala de
Aula, de Arruda et al. (2011), e como teoria estruturante dos procedimentos
metodológicos, a Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2011).
Alguns resultados relevantes da pesquisa: a decisão de um estudante em se
manter na profissão docente por ter participado no PIBID; a valorização por
parte dos estudantes, dos saberes experienciais dos supervisores; e o PIBID
como um momento de formação continuada para os estudantes que atuavam
na docência, e para os que nunca haviam atuado como professores, como um
momento para mobilizar e articular o seu saber-fazer.
Implicações do sistema blocado na ação didática do professor de física
Rodrigo Cesar Elias, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 23/03/2013
Este presente trabalho tem por objetivo investigar as relações didáticas dos
professores de Física, do Ensino Médio Público do Estado do Paraná, atuantes em
um projeto de mudança curricular. Este projeto, conhecido como Ensino Médio por
Blocos de Disciplinas Semestrais – Sistema Blocado –, tornou-se optativo em 2009
na Rede de Ensino paranaense. O fato mais marcante, nesse sistema, é a forma
temporal burocrática imposta pela escola à transmissão dos conteúdos disciplinares.
Com o foco no trabalho docente, esta mudança alterou o tempo de aula relativo aos
processos de ensino desses professores. Isso pelo fato de que no período letivo
que, anteriormente, era de um ano com 2 horas-aula semanais, totalizando 80
horas-aula anuais, no novo modelo passou para um semestre com 4 horas-aula
semanais, 80 horas-aula semestrais. Com base em uma abordagem qualitativa,
entrevistamos os professores de Física atuantes em escolas do norte do Paraná
para analisar suas percepções sobre as implicações desse projeto em sua ação
didática – em sala de aula –, consequentemente no sistema de ensino enfatizando
as interações didáticas ocorridas dentro da sala de aula. Para o desenvolvimento
desta pesquisa, apresentamos de forma sucinta os conceitos de: saberes docentes,
presentes nas obras de Tardif e Gauthier; sistema didático – Chevallard; um novo
instrumento para análise da ação didática do professor em sala de aula – Arruda et
al. – conceito que facilitou a análise dos dados. Os dados mostraram-se
convergentes com referencial teórico adotado e indicaram: uma diminuição da
burocracia escolar para o professor; maior contato com os alunos, o que para alguns
professores é positivo e para outros não, evidenciando que tudo depende das
interações didáticas estabelecidas pelo professor com suas turmas; ausência de
uma formação a serviço– pontua-se que as direções e as equipes pedagógicas das
escolas ‘receberam’essa formação; o laboratório de Física e sala ambiente como
projeto de melhora do ensino e aprendizagem em Física; intervalo de tempo curto,
para que haja uma maturação dos conteúdos trabalhados