Teses e Dissertações
Palavra-chave: saber curricular
A Formação Inicial de Professores de Ciências Bioógicas: Uma Análise do Projeto Pedagógico de Curso a partir da Matriz do Saber
Ana Rita Levasdovski, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 19/12/2019
Este estudo apresenta uma investigação acerca dos saberes docentes, tendo como
ponto de partida o Saber Curricular. A partir deste saber específico foi realizado um
recorte conceitual de currículo, caracterizando-o como recurso ordenador nos cursos
de graduação. A pesquisa, portanto, teve como objeto de estudo uma licenciatura:
Ciências Biológicas, ofertada em universidade pública do Paraná, tendo como
questão investigativa: De que maneira os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de
Ciências Biológicas orientam a formação inicial de professores, na perspectiva da
Matriz do Saber – M(S)? O encaminhamento metodológico desenvolvido na
pesquisa teve como objetivo geral, portanto, analisar a formação inicial de
professores de Ciências Biológicas, a partir da percepção dos coordenadores
pedagógicos e dos PPC, com base nas relações presentes na Matriz do Saber –
M(S). Este foi detalhado em objetivos específicos: (1) Discutir os saberes docentes
na formação inicial de professores; (2) Caracterizar o currículo como ordenador da
estrutura da formação acadêmica; (3) Evidenciar a percepção dos Coordenadores
Pedagógicos de Cursos de Ciências Biológicas; e, (4) Investigar os Projetos
Pedagógicos do Curso (PPC) de Ciências Biológicas, tendo a M(S) como
fundamento, no que se refere aos saberes docentes, em especial ao Saber
Curricular. Assim, foram analisados os depoimentos de três professores que, no
período da coleta, atuavam como coordenadores dos cursos investigados. Os dados
levantados ratificaram a necessidade de analisar os respectivos PPC que
coordenam. O fundamento, pautado em abordagem qualitativa, foi a Análise Textual
Discursiva (ATD). Já os PPC foram analisados com base na M(S), um instrumento
teórico-metodológico elaborado por pesquisadores que se dedicam ao estudo da
formação docente. A seção dos PPC que teve uma atenção maior foi o Eixo
Estruturante II, composto por itens que constituíram uma Matriz Adaptada, com foco
nos aspectos epistêmico e social da M(S). O estudo aborda, ainda, questões
subjacentes ao processo de constituição dos referidos documentos e a legislação de
amparo, além de questões de ordem organizacional da instituição que, direta ou
indiretamente, refletiram nas opções curriculares dos cursos. A análise das
entrevistas mostrou que os coordenadores são sujeitos que aprendem. Essa
aprendizagem está relacionada ao exercício da função, de maneira estreitamente
ligada ao PPC. Já no que diz respeito a estes documentos, a análise revelou maior
preocupação com o conteúdo, em detrimento da formação pedagógica, tanto do
professor formador quanto do licenciando, o que ficou evidente pelas lacunas da
M(S). Desta forma, a licenciatura investigada ainda tem um percurso a percorrer já
que é restrita a preocupação com a aprendizagem do futuro professor no que se
refere aos saberes docentes.