Teses e Dissertações
Palavra-chave: revisão bibliográfica sistemática
Práticas Científicas no Ensino de Ciências: Características, Compreensões e Contextos das Publicações
Sandro Lucas Reis Costa, Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti
Data da defesa: 04/03/2021
Esta pesquisa apresenta resultados de uma revisão bibliográfica sistemática de
artigos envolvendo Práticas Científicas na área de Ensino de Ciências. Foram
analisados 44 artigos publicados em periódicos internacionais da área de Ensino de
Ciências nos últimos dez anos (2010-2019), disponíveis em quatro bases de dados:
ERIC, Scielo, Scopus e Web of Science. Buscou-se responder às seguintes
questões de pesquisa: I) Quais são as características das publicações envolvendo
Práticas Científicas? II) Quais são as compreensões acerca das Práticas Científicas
expressas nas publicações? III) Em quais contextos os autores realizaram pesquisas
envolvendo Práticas Científicas? Para responder a tais questionamentos, foi
realizada uma investigação qualitativa com os procedimentos analíticos orientados
pela Análise de Conteúdo de Bardin (2011), e os procedimentos metodólogicos
conforme o guia para uma revisão bibliográfica sistemática de Okoli (2015). Em
relação aos países das publicações, apesar de 59,1% dos artigos serem da América
do Norte, 40,9% envolveram outros países da Europa, América do Sul, Ásia,
Oceania, e África, caracterizando as Práticas Científicas como um tema de
repercussão internacional. O interesse por pesquisas envolvendo Práticas
Científicas tem aumentado nos últimos anos, já que 89% dos artigos sobre esse
tema foram publicados entre 2015-2019. Houve uma grande quantidade de
pesquisas de natureza teórica (25%) e 84% dos artigos investigados citaram
referenciais para discutir Práticas Científicas, embasando suas discussões na
literatura científica. Em relação às compreensões acerca das Práticas Científicas,
três grupos emergiram: Artigos que apresentaram compreensões das Práticas
Científicas alinhadas ao National Research Council (NRC) (D1); Artigos que
apresentaram outras compreensões para Práticas Científicas (D2); e Artigos que não
apresentaram suas compreensões para Práticas Científicas (D3). O grupo mais
representativo (59,1%) foi o D1, que assumiu os pressupostos preconizados pelo
NRC (2012) para Práticas Científicas. No segundo grupo (D2), observou-se outras
compreensões para as Práticas Científicas, seguindo referenciais sociológicos,
filosóficos e históricos. Em relação aos contextos aos quais os autores realizaram
suas pesquisas, foram identificadas 6 categorias: Práticas Científicas e propostas de
ensino (C1); Práticas Científicas e distintos quadros teóricos (C2); Práticas
Científicas e os estudantes (C3); Práticas Científicas e as avaliações (C4); Práticas
Científicas e os professores (C5); e Práticas Científicas e o currículo (C6).
Encontrou-se uma grande tendência em relacionar Práticas Científicas e propostas
de ensino (38,6%) e Práticas Científicas e distintos quadros teóricos (22,7%),
totalizando mais de 61% dos artigos analisados. A partir dos resultados, considerouse
que ainda existem lacunas a serem investigadas envolvendo Práticas Científicas,
evidenciadas pela ausência de estudos que apresentam discussões para cada uma
das Práticas Científicas. Também são necessárias mais investigações que
pesquisem as relações entre as Práticas Científicas e os alunos (aprendizagem) e as
Práticas Científicas e o professor (ensino). Pesquisas nesse sentido podem ajudar a
esclarecer: Como os alunos se envolvem com as Práticas Científicas? Como
organizar o ensino de modo a promover as Práticas Científicas? Como articular as
Práticas Científicas com outras dimensões da aprendizagem? E quais as relações
entre as Práticas Científicas, disciplinas e conteúdos específicos? Progressões de
aprendizagem também necessitam ser elaboradas para diferentes conteúdos em
Ciências e níveis de ensino para se compreender as mudanças no engajamento dos
alunos nessas Práticas ao longo dos níveis de escolarização.