Teses e Dissertações
Palavra-chave: resolução de problemas
Conhecimento Matemático para o Ensino mobilizado em um planejamento de aula na perspectiva da Resolução de Problemas
Gabriel Vasques Bonato, Prof. Dr. Bruno Rodrigo Teixeira
Data da defesa: 18/09/2020
O presente trabalho buscou investigar o conhecimento matemático para o ensino mobilizado em um planejamento de aulas realizado por futuros professores de Matemática na perspectiva da Resolução de Problemas, considerando os seguintes objetivos específicos: identificar o conhecimento matemático para o ensino mobilizado na escrita reflexiva dos futuros professores a respeito do planejamento de aulas e identificar o conhecimento matemático para o ensino mobilizado no plano de aula elaborado pelos futuros professores. Para atender ao objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo com futuros professores inseridos no contexto do Estágio Curricular Obrigatório, no 3º ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Para obter as informações foram utilizados, como instrumentos de coleta, diários reflexivos e um plano de aula elaborado pelos participantes da pesquisa, além de um diário de campo do pesquisador. Referente aos resultados, foram observados aspectos relativos ao Conhecimento Matemático para o Ensino (MKT) em ambos os instrumentos de coleta – diários reflexivos e plano de aula – nos quais foi possível identificar a mobilização/desenvolvimento de subdomínios relativos ao MKT, sendo eles: Conhecimento Comum do Conteúdo (CCK); Conhecimento Especializado do Conteúdo (SCK); Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes (KCS); e o Conhecimento do Conteúdo e do Ensino (KCT). Considerando os diferentes momentos em que os subdomínios foram identificados, destacamos que diferentes ações desenvolvidas no planejamento associadas à perspectiva de Resolução de Problemas adotada, tais como a busca de uma justificativa matemática para o procedimento a ser abordado em sala de aula tendo em vista sua formalização, a descrição de resoluções esperadas para os problemas propostos bem como de dúvidas e dificuldades que poderiam ser manifestadas pelos alunos, a abordagem do conteúdo a partir de conceitos já estudados pelos alunos e a expectativa de introduzi-lo a partir de resoluções desenvolvidas por eles, foram essenciais para a mobilização/desenvolvimento desses conhecimentos dos graduandos. Por fim, vale ressaltar também a contribuição da escrita reflexiva na formação dos futuros professores, possibilitando ampliarem sua compreensão a respeito do conteúdo e de como ensiná-lo, assim como do planejamento de aulas na perspectiva da Resolução de Problemas.
O ensino por investigação por meio da resolução de problemas: análise de uma sequência didática para o ensino de microrganismos e vírus
Ana Carolina Cola Santos Levorato, Profª. Drª. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 23/03/2018
Em aulas expositivas tradicionais, o professor expões os conhecimentos e os
alunos, simplesmente, acompanham. No Ensino por Investigação, os
estudantes tomam o lugar do protagonista em busca da resolução de um
problema. Essa modalidade de ensino visa desenvolver habilidades nos alunos
que estejam próximas a cultura cientifica, e criar condições para eles
trabalharem a partir de um problema, não buscando formar cientistas, mas sim
com que os alunos se apropriem do conhecimento cientifico de uma maneira
diferente, usando habilidades cognitivas próximas a uma prática científica. A
pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida em uma Escola da Rede
Estadual de Ensino, com uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II, da
cidade de Londrina. Para a realização do trabalho foi elaborada uma Sequência
Didática investigativa, baseada na resolução de problemas, que buscou
identificar se o Ensino por Investigação é eficaz ao abordar a caracterização e
classificação, de maneira contextualizada, de Vírus e dos Reinos Monera,
Fungi e Protista, e se o mesmo possibilita que os alunos desenvolvam
atividades investigativas de resolução de problemas. Ao final da pesquisa, foi
possível considerar que inicialmente as dúvidas apresentadas pelos alunos
foram referentes ao desenvolvimento das atividades e sobre a estrutura da
Sequência Didática e, com o passar das aulas, elas tornaram-se referentes aos
aspectos do conteúdo da Sequência Didática. A falta de vocabulário
apresentada pelos alunos e a não realização de uma dinâmica para a
preparação dos alunos para trabalharem em grupo foram consideradas
empecilhos para a realização do estudo. Porém a motivação dos alunos, frente
a nova modalidade de ensino, foi a principal potencialidade apresentada
durante o desenvolver das atividades. É possível citar o aumento da autonomia
dos estudantes, que foi desenvolvida por eles ao resolverem os problemas
propostos, e uma melhora no relacionamento entre eles, pois os mesmos
precisavam expor suas ideias, defender seu ponto de vista e chegar a uma
conclusão para solucionar os problemas propostos. Assim, o Ensino por
Investigação, foi eficaz, pois possibilitou aos alunos o desenvolvimento das
atividades investigativas de resolução de problemas e o aprendizado das
principais características e classificação dos Vírus e dos Reinos Fungi, Monera
e Protista.
Os registros de representação semiótica mobilizados por acadêmicos de um curso de ciências contábeis em resolução de problemas
Gefferson Luiz dos Santos, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 24/11/2014
O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção escrita dos acadêmicos
do 2º período do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Telêmaco Borba do
objeto matemático Função à luz da Teoria das Representações Semióticas de
Raymond Duval. Para tanto, foram aplicados sete problemas adaptados de livros
didáticos do Ensino Médio que apresentavam uma linguagem semelhante aos
problemas abordados na disciplina de Matemática Aplicada do referido curso. As
produções escritas, provenientes da resolução dos problemas, foram agrupadas e a
descrição de cada uma delas formou as unidades de registro. Estas, por sua vez,
representam uma síntese dos modos de resolução usados pelos sujeitos da
pesquisa na resolução de cada problema. Realizou-se um reagrupamento das
resoluções, para a composição de duas unidades de contexto: a unidade de
conversão e a de tratamento. Infere-se que os acadêmicos realizam o tratamento e
conversão, transitando entre os diferentes registros semióticos (natural, numérico,
algébrico, gráfico) demonstrando compreensão do objeto matemático estudado.
Questões abertas de matemática: um estudo de registros escritos
Sibéle Cristina Perego, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 18/02/2005
Este trabalho estuda a produção escrita de alunos da Licenciatura em Matemática
da Universidade Estadual de Londrina-UEL numa prova de questões abertas de
Matemática, sem alternativas de respostas a serem assinaladas. Verifica como
esses alunos lidam com esse tipo de questão no que diz respeito à escolha da
estratégia para resolução, a interpretação e uso das informações contidas nos
enunciados, a natureza dos erros cometidos, aos conhecimentos matemáticos que
mostram saber quando resolvem as questões propostas. Faz um levantamento das
estratégias mais utilizadas e dos erros mais freqüentes na busca de identificar a
natureza desses erros. Para a coleta dos registros escritos dos vinte e quatro (24)
alunos envolvidos na pesquisa utiliza uma prova escrita contendo seis questões
abertas de Matemática e para auxilio da interpretação dos registros utiliza
entrevistas. Aponta como pontos mais relevantes que: a maioria dos alunos utiliza-se
de estratégias tipo escolares nas resoluções das questões; os alunos lidam bem
com os algoritmos envolvidos nas estratégias escolhidas; os erros encontrados nos
algoritmos são provindos da falta de atenção dos alunos; a maior dificuldade está
relacionada à interpretação dos enunciados e isso aparece fortemente no trabalho; é
possível descobrir muito sobre o conhecimento matemático dos alunos por meio do
registro escrito. Conclui que os alunos aprendem o que seus professores ensinam
na escola e mostram isso nos seus registros e que é preciso trabalhar a
interpretação de enunciados com os alunos, pois essa pareceu ser a maior
dificuldade sentida por eles.