Teses e Dissertações
Palavra-chave: relatar a si mesmo
Autonomia Performativa em um Cenário Escolar: Relatos de Si e Subjetividades
Luiza Gabriela Razêra de Souza, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 18/02/2020
Na presente tese, considera-se como objeto de pesquisa relatos de estudantes acerca da
avaliação de si mesmos em determinado cenário escolar e problematiza-se como se dá a
constituição ética de sujeitos para que eles se entendam autônomos. Para isso, o trabalho é
articulado em dois movimentos complementares entre si. No primeiro movimento, por meio
das teorizações de Michel Foucault, delimita-se a emergência da ideia de autonomia do
indivíduo que é celebrada na contemporaneidade e se esboçam as tecnologias no contexto
escolar que moldam os sujeitos de modo que governem a si mesmos. O conceito de
performatividade de Judith Butler vai ao encontro do que é exposto para elucidar como é
naturalizada ao sujeito a ideia de que autonomia é um modo de ser intrínseco à existência do
indivíduo, chamando de autonomia performativa o conjunto de ações de um sujeito dito
autônomo. No segundo movimento, estabelecem-se as ferramentas metodológicas dispostas
por Michel Foucault e traça-se um modo de investigar os relatos produzidos sobre si mesmo
em um dispositivo pedagógico denominado Ficha de Autoavaliação. Como efeito das
problematizações realizadas, elucida-se a composição da autonomia performativa sob seis
mecanismos de subjetivação que operam na moldagem e transformação das condutas dos
sujeitos, dentre os quais: 1) Devoção: mecanismo que molda as vontades dos sujeitos em
relação àquilo que se almeja; 2) Oralidade: mecanismo que delimita modos de se expressar
por meio da fala evocada; 3) Cordialidade: mecanismo que estabelece estilos eticamente
corretos dos sujeitos se relacionarem; 4) Medicalização: mecanismo que age no sujeito para
que ele entenda quando deve buscar ajuda para curar-se de suas imperfeições; 5)
Pontualidade: mecanismo que incita o sujeito a cumprir aquilo que lhe é apresentado como
obrigação; 6) Organização: mecanismo que circunscreve maneiras de o sujeito se relacionar
com as coisas que lhe são dispostas. As transformações das condutas do sujeito ocorrem à
medida que ele é provocado a relatar a si mesmo, falando sobre suas relações com os regimes
de verdade que lhe são apresentados. Por meio do conjunto desses mecanismos, os sujeitos
incorporam a si valores estéticos de ser, garantindo que sejam reconhecidos como autônomos
e dando continuidade, ainda que em uma escala microscópica, à economia da maquinaria
político-social.