Teses e Dissertações
Palavra-chave: relações docentes
Uma proposta para a análise das relações docente em sala de aula com perspectivas de ser inclusiva
Angela Meneghello Passos, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 27/03/2014
Esta tese apresenta uma proposta para a análise das relações docente em sala de
aula com perspectivas de ser inclusiva, tendo como suporte teórico um instrumento
denominado matriz 3x3. Essa matriz, desenvolvida por Arruda, Lima e Passos
(2011), permite compreender as ações do professor em sala de aula com base nas
relações com o saber, o ensinar e o aprender. A principal questão que norteou esta
investigação foi: Que relações docente é possível evidenciar em uma sala de aula
com perspectivas de ser inclusiva? Os procedimentos metodológicos se basearam
na análise textual discursiva, a partir da qual se desenvolveu uma análise de cunho
qualitativo. Nesta investigação também foram realizados alguns comparativos
quantitativos relacionados aos dados coletados. O objeto de estudo foi a análise de
aulas e de entrevistas de professores e também de estudantes com e sem
deficiência visual em uma sala de aula regular de uma instituição de ensino básico,
técnico e tecnológico da região norte do Paraná. Entre os resultados proporcionados
por esta investigação estão: a evidência de que ocorre um acréscimo das tarefas
docente em sala de aula com perspectivas de ser inclusiva; a necessidade de
ampliação do instrumento desenvolvido por Arruda, Lima e Passos (2011) para
acomodar as novas relações docente; a constatação de que a presença do
deficiente muda a configuração da sala de aula e essa alteração no processo
educacional estimula a preocupação do professor com a aprendizagem e faz com
que ele se volte mais para a dimensão social das relações com o saber. Por fim, foi
possível concluir também que esta investigação vem ao encontro da necessidade de
produção científica nacional em relação ao processo inclusivo de alunos com
deficiência nas salas regulares de ensino, evidenciando significados e
caracterizando aspectos próprios da ação docente na educação inclusiva.