Teses e Dissertações
Palavra-chave: relações de saber
O PIBID e as relações de saber na formação inicial de professores de Matemática
Vanessa Largo, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 02/07/2013
Nesta pesquisa temos a intenção, por meio dos depoimentos de estudantes –
licenciandos em Matemática e bolsistas, do Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência – PIBID, de apresentar as nossas compreensões das
relações estabelecidas com o ensinar, com o saber e com o aprender que os
estudantes desenvolveram durante os dois anos de participação nesse
programa, e, também, falar sobre a aprendizagem da docência no contexto
PIBID. Entendemos essas “relações com o saber”, de Charlot, no interior do
“sistema didático” de Chevallard, em três dimensões, relações epistêmicas,
pessoais e sociais com o conteúdo matemático, com o ensino e com a
aprendizagem dos alunos. Nesta investigação, para buscarmos uma reflexão
sobre as considerações apresentadas sobre o programa, nos apoiamos em
referenciais teóricos referentes ao estágio supervisionado, apesar de nós
entendermos os contextos estágio supervisionado do curso de Licenciatura e o
PIBID como “distintos”, mas com semelhanças no que diz respeito às regências
dos estudantes. A coleta de nossas informações ocorreram por meio de
entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e vídeo, no decorrer dos dois
primeiros anos de implementação do PIBID. Analisamos estes dados de acordo
com a “matriz 3x3” – Instrumento para a Análise da Ação Docente em Sala de
Aula, de Arruda et al. (2011), e como teoria estruturante dos procedimentos
metodológicos, a Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2011).
Alguns resultados relevantes da pesquisa: a decisão de um estudante em se
manter na profissão docente por ter participado no PIBID; a valorização por
parte dos estudantes, dos saberes experienciais dos supervisores; e o PIBID
como um momento de formação continuada para os estudantes que atuavam
na docência, e para os que nunca haviam atuado como professores, como um
momento para mobilizar e articular o seu saber-fazer.