Teses e Dissertações
Palavra-chave: relação de saber
A formação do professor de Física no contexto do PIBID: os saberes e as relações
Thomas Barbosa Fejolo, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 25/02/2013
A presente investigação focalizou a formação do professor de Física no
contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).
A equipe analisada pela pesquisa foi composta por dois estudantes de
licenciatura em Física da Universidade Estadual de Londrina e um professor de
Física da Rede Estadual de Ensino. Para fins de organização e interpretação
das informações coletadas utilizaram-se os procedimentos metodológicos da
Análise de Conteúdo. Tendo em vista a interação desta equipe buscamos
pesquisar: 1) os tipos de saberes que o professor comunicou aos estudantes
de licenciatura durante a atividade de supervisão. Para isso utilizamos vinte e
três categorias a priori, provenientes da teoria de Gauthier et al. (1998). Tais
categorias compõem um reservatório de saberes que cada professor mobiliza
em suas ações: os saberes da gestão de classe e da gestão de conteúdo; e 2)
As relações com o saberes estabelecidas pelos estudantes de licenciatura.
Para este propósito utilizamos as nove categorias de relações com o saber de
Arruda et al. (2011). Como resultados de pesquisa esta dissertação destaca: 1)
os saberes experienciais compartilhados pelo supervisor durante sua ação,
com detalhes sobre os tipos mais presentes em sua comunicação – saber
sobre o “Planejamento dos conteúdos de aprendizagem”, sobre o
“Planejamento das atividades de aprendizagem”, sobre o “Planejamento do
ambiente educativo” e sobre “Ensino Explícito”; e 2) o processo de construção,
pelos estudantes de licenciatura, de determinados tipos de saberes – saber
sobre o conteúdo, sobre o planejamento e avaliação do ensino, saber sobre a
identidade profissional, sobre a indisciplina dos alunos, saber sobre a reflexão
docente, entre outros.