Teses e Dissertações
Palavra-chave: regulação da aprendizagem
Escrita Reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de Matemática
Francielle Silva Gardin, Profª. Drª. Edilaine Regina dos Santos
Data da defesa: 03/03/2021
Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar indícios de regulação da aprendizagem de futuros professores de Matemática, a partir de Escritas Reflexivas em um Caderno de Aula com Reflexões. Foram analisadas Escritas Reflexivas de três estudantes do 3º ano de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual de Londrina, as quais contemplavam um trabalho com as Operações Aritméticas desenvolvido em uma disciplina do âmbito da Educação Matemática, durante o primeiro bimestre letivo de 2019. Como procedimento de análise, foram realizadas leituras verticais, que diz respeito à leitura de todas as produções de um mesmo estudante, e leituras horizontais, que se trata da leitura de todas as produções referentes a um mesmo dia de aula. Por meio dessas leituras, foi possível observar a maneira como os estudantes desenvolveram as tarefas propostas, bem como identificar alguns aspectos que podem contribuir para o processo de formação docente, como: desabafo, expressão de sentimentos e teorias pessoais, diálogo, aprendizagem de conteúdo e aspectos da prática docente e regulação das aprendizagens.
Utilização da prova em fases como recurso para regulação de aprendizagem em aulas de Cálculo
Marcele Tavares Mendes, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 18/08/2014
Este trabalho descreve e analisa uma pesquisa com uma Prova em Fases (10
fases), realizada com 48 alunos matriculados na disciplina de Cálculo Diferencial e
Integral em um curso de engenharia de uma universidade pública. Nessa pesquisa
visou-se investigar a utilização da Prova em Fases como um recurso para regulação
da aprendizagem, em especial, regulação de conhecimentos básicos para a
aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral. Para tanto, pautou-se pela
abordagem de ensino da Educação Matemática Realística e em autores que tratam
da avaliação como elemento constituinte e permanente da prática pedagógica. No
trabalho, a regulação esteve associada a ações realizadas pelo aluno sobre o seu
processo de aprendizagem, com a intenção de fazê-lo progredir e/ou redirecioná-lo a
partir das intervenções escritas do professor. Por conseguinte, os alunos
desempenharam o papel de protagonistas da aprendizagem, e o professor, o de
guia, intervindo no processo por meio de perguntas e considerações a respeito das
produções escritas apresentadas em cada fase. A Prova em Fases revelou-se um
recurso profícuo para o ensino, a aprendizagem e a avaliação, permitindo ao
professor recolher informações e guiar o aluno em cada momento do processo. A
reflexão do aluno sobre suas produções e o lidar com as intervenções do professor,
mostraram que é preciso haver “boas” intervenções escritas para que aconteça uma
regulação da aprendizagem satisfatória. As intervenções oportunizaram que alunos
apresentassem seu poder matemático, bem como possibilitaram à
professora/pesquisadora a realização de uma reinvenção-guiada, com a qual o
aluno pôde iniciar um processo de matematização seguindo seu próprio percurso de
aprendizagem. A construção do trabalho gerou indícios de que, por meio da análise
da produção escrita em uma Prova em Fases, sustentada teoricamente pela RME,
pode-se criar um contexto que favorece a regulação da aprendizagem, em especial
da aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral.