Teses e Dissertações
Palavra-chave: registros escritos
Uma Análise da Produção Escrita de Alunos da 3ª Série do Ensino Médio
Rose Mary Fernandes Alves, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 07/02/2006
Na perspectiva de ver a avaliação como um dos fios condutores da busca do
conhecimento, entendendo-a como um processo que descreve o que os alunos
sabem e são capazes de realizar em matemática, é que esta investigação analisa a
produção escrita de alunos do Ensino Médio em Questões Abertas de Matemática.
O presente trabalho apresenta uma investigação de natureza qualitativa dos
registros escritos de alunos da 3ª série do Ensino Médio. Para isto, foram utilizadas
44 provas retiradas de uma amostra estadual da Prova de Questões Abertas de
Matemática da Avaliação de Rendimento Escolar do Estado do Paraná – AVA/2002.
Com base na interpretação do que foi registrado buscou-se compreender como eles
utilizaram as informações contidas no enunciado das questões, identificando os
acertos e os erros mais freqüentes e sua natureza, as estratégias/procedimentos
usados, o modo como essa produção escrita se configura, se esta apresenta marcas
de conteúdo matemático compatível com o seu nível de escolaridade, assim como,
indícios da presença do pensamento algébrico. Esta investigação mostra, dentre
outros, que uma grande dificuldade apresentada pelos alunos está relacionada à
leitura e interpretação dos enunciados das questões; que eles buscam estratégias e
procedimentos próprios para resolvê-las, e que, poucos utilizam conteúdo
matemático compatível com seu nível de escolaridade.
Questões abertas de matemática: um estudo de registros escritos
Sibéle Cristina Perego, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 18/02/2005
Este trabalho estuda a produção escrita de alunos da Licenciatura em Matemática
da Universidade Estadual de Londrina-UEL numa prova de questões abertas de
Matemática, sem alternativas de respostas a serem assinaladas. Verifica como
esses alunos lidam com esse tipo de questão no que diz respeito à escolha da
estratégia para resolução, a interpretação e uso das informações contidas nos
enunciados, a natureza dos erros cometidos, aos conhecimentos matemáticos que
mostram saber quando resolvem as questões propostas. Faz um levantamento das
estratégias mais utilizadas e dos erros mais freqüentes na busca de identificar a
natureza desses erros. Para a coleta dos registros escritos dos vinte e quatro (24)
alunos envolvidos na pesquisa utiliza uma prova escrita contendo seis questões
abertas de Matemática e para auxilio da interpretação dos registros utiliza
entrevistas. Aponta como pontos mais relevantes que: a maioria dos alunos utiliza-se
de estratégias tipo escolares nas resoluções das questões; os alunos lidam bem
com os algoritmos envolvidos nas estratégias escolhidas; os erros encontrados nos
algoritmos são provindos da falta de atenção dos alunos; a maior dificuldade está
relacionada à interpretação dos enunciados e isso aparece fortemente no trabalho; é
possível descobrir muito sobre o conhecimento matemático dos alunos por meio do
registro escrito. Conclui que os alunos aprendem o que seus professores ensinam
na escola e mostram isso nos seus registros e que é preciso trabalhar a
interpretação de enunciados com os alunos, pois essa pareceu ser a maior
dificuldade sentida por eles.