Teses e Dissertações
Palavra-chave: registros de representação semiótica
Integração Multimodal e Coordenação de Representações Semióticas em Atividades de Função do 1º Grau
Renata Aparecida de Faria, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 11/08/2017
Este estudo investiga a coordenação de representações semióticas , isto é , o
reconhecimento do mesmo objeto matemático - Função do 1°Grau - em 6 (seis)
atividades. A investigação apresenta os referenciais dos Multimodos e Múltiplas
Representações, com destaque às Funções Pedagógicas ao utilizar uma nova
representação, proposta por Shaaron Ainsworth (1999,2006) e aspectos da
Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval
(2004,2011) quanto as transformações semióticas de tratamento, conversão e
coordenação e a natureza e forma dos diferentes registros de representação
semiótica . O trabalho foi realizado com estudantes do 1° ano do Ensino Médio
de uma Escola Pública do Norte do Paraná no ano letivo de 2016, em que a
coleta de dados ocorreu durante 9 (nove) aulas , com anotações de observações
da pesquisadora, gravação em áudio e fotografias. No desenvolvimento das
atividades propostas, as interações dialógicas, caracterizadas como um modo
representacional ,ocorridas entre estudante/pesquisadora e estudante/estudante
possibilitaram a análise quanto às Funções Pedagógicas nas diferentes
representações mobilizadas. Além de evidenciar as vantagens da multiplicidade
representacional no ensino, as resoluções apresentadas pelos estudantes
permitiu verificar a integração de referenciais, pois a partir da mobilização de
dois ou mais registros de representação, ocorre uma ou mais Função
Pedagógica das Múltiplas Representações ao complementar, restringir uma
interpretação errônea e/ ou o aprofundar um novo conhecimento .
A Compreensão em Atividades de Modelagem Matemática: Uma Análise à Luz dos Registros de Representação Semiótica
Leandro Meneses Costa, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 15/08/2016
Este trabalho apresenta uma investigação sobre como se dá a compreensão, articulando
os aspectos teóricos da modelagem matemática, enquanto alternativa pedagógica e os
aspectos metodológicos dos registros de representação semiótica de Raymond Duval. A
pesquisa tem como objetivo investigar como se dá a compreensão da matemática e do
problema no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática, analisando os
registros de representação semiótica produzidos pelos alunos, sob dois pontos de vistas,
o matemático e o cognitivo. Para Duval (2012b), a compreensão sob o ponto de vista
matemático deve ter como prioridade a análise do conteúdo e dos procedimentos dos
alunos em seu uso. Para isso realizamos uma análise matemática das atividades
desenvolvidas pelos alunos. Essa análise segundo Duval (2011a) deve ser feita em termos
da validade do encaminhamento e do sucesso no desenvolvimento da atividade. Do ponto
de vista cognitivo a compreensão reside na capacidade de reconhecer os objetos
matemáticos, no que diz respeito à correspondência das unidades de sentidos nas
conversões. Na análise cognitiva buscamos inferir sobre a incidência do fenômeno de
congruência nas conversões e seus níveis, conforme caracteriza Rosa (2008) e a
coordenação dos registros mobilizados pelos alunos. Para buscar evidências sobre nosso
objetivo de pesquisa, realizamos a coleta de dados com alunos do segundo ano do Ensino
Médio. A partir das análises dos registros produzidos pelos alunos podemos perceber que
a compreensão da matemática se dá em conformidade com a compreensão do objeto
matemático e suas especificidades representacionais desencadeiam propriedades
específicas que precisam ser conceitualizadas pelos alunos. Assim, a compreensão do
problema acontece na medida em que os alunos confrontam as informações contidas na
situação-problema com a linguagem matemática, seja na fase de inteiração e
matematização ou na fase final de interpretação dos resultados.
Os usos da linguagem em atividades de Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Emerson Tortola, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 03/12/2012
O desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática tem se configurado como uma
alternativa pedagógica que pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem de
Matemática, uma vez que favorece a interação entre linguagem matemática e diferentes
linguagens utilizadas nas práticas cotidianas, contribuindo para que os estudantes se tornem
cidadãos críticos, capazes de participar ativamente nas tomadas de decisões em prol da
sociedade. Com essas características, a Modelagem Matemática vem conquistando espaço no
âmbito da Educação Matemática, atingindo cada vez mais a sala de aula, porém, ainda são
poucos os estudos que contemplam tal alternativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Nesse sentido, propomos o desenvolvimento de uma série de atividades de Modelagem
Matemática, segundo os três momentos sugeridos por Almeida e Dias (2004), a uma turma de
4º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública e Municipal, localizada no Norte do
Estado do Paraná, com o intuito de investigar os usos da linguagem em atividades de
Modelagem Matemática. Para isso nos baseamos em três referenciais teóricos: a Modelagem
Matemática no âmbito da Educação Matemática; a Linguagem, sob uma perspectiva
wittgensteiniana; e os Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval. Os
resultados apontam para a emergência de diversos jogos de linguagens, dos quais, segundo a
forma de vida envolvida, resulta a produção de diferentes representações semióticas, que se
diferem dos demais níveis de escolaridade pela linguagem utilizada, mas mantendo
semelhanças de família entre eles. Os diferentes modelos matemáticos, produzidos pelos
estudantes, têm características específicas neste nível de escolaridade em decorrência dos usos
que eles fazem da linguagem, os quais orientam o desenvolvimento das atividades de
Modelagem Matemática.
Como estudantes do ensino médio lidam com registros de representação semiótica de funções
Nilton César Garcia Salgueiro, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 25/02/2011
Esta pesquisa consistiu em uma investigação de como estudantes do Ensino Médio de
uma escola de Rolândia, PR, lidam com o conceito de função ao se depararem com uma
sequência didática, nos moldes da Engenharia Didática apresentados por Artigue (1996),
trabalhando diferentes registros de representação semiótica desse objeto matemático.
Como referencial teórico utilizou-se a Teoria dos Registros de Representação Semiótica
de Duval (2005), as abordagens do pensamento algébrico de Lins e Gimenez (1997),
Kieran (1992) e Usiskin (1995) e, para os estudos do erro, Cury (2007). A sequência
didática possibilitou aos estudantes a realização de conversões entre os registros de
representação semiótica abordados, quais sejam registros na relação entre dois
conjuntos, registro gráfico e registro algébrico do objeto função. Observaram-se indícios
de pensamento algébrico nos registros escritos quando da generalização de situações e
da utilização de linguagem algébrica e, alguns tipos de erros, como falta de conhecimento
do uso de decimais, falta de entendimento do conceito de função como relação entre
conjuntos, na conversão entre os registros de representação semiótica, no uso da
linguagem algébrica, na determinação do domínio e na representação de funções com
domínios discretos.
Um estudo do fenômeno de congruência em conversões que emergem em atividades de Modelagem Matemática no Ensino Médio
Cláudia Carreira da Rosa, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 14/07/2009
Este trabalho apresenta uma investigação que articula a Teoria dos Registros de
Representação Semiótica de Raymond Duval com a Modelagem Matemática,
considerada como uma alternativa pedagógica. A pesquisa tem como objetivo investigar
os Registros de Representação Semiótica, em particular, o fenômeno de congruência em
conversões realizadas por estudantes entre registros associados aos objetos matemáticos
que emergem em atividades de Modelagem Matemática no âmbito das aulas de
Matemática no Ensino Médio. Nesse sentido a pesquisa consiste na observação,
descrição e análise dos registros produzidos pelos estudantes nessas atividades e na
análise das conversões realizadas entre esses registros. Para tanto desenvolvemos uma
proposta de ensino em duas fases. A primeira foi desenvolvida com uma turma de
estudantes do primeiro ano do Ensino Médio durante as aulas de matemática no segundo
e terceiro bimestre letivo de 2008, enquanto a segunda foi desenvolvida com o mesmo
grupo de estudantes, mas cursando o segundo ano do Ensino Médio durante quatro horas
consecutivas em maio de 2009. A proposta consiste no uso de atividades de Modelagem
Matemática em sala de aula com o propósito de estudar o objeto matemático “função”. A
partir da análise dos registros usados pelos alunos, verificamos que atividades de
Modelagem Matemática possibilitam a realização de conversões congruentes e
nãocongruentes. A análise revela em que medida as dificuldades para realização das
conversões são decorrentes da congruência ou não-congruência das mesmas.
Um olhar semiótico sobre a Modelagem Matemática
Rodolfo Eduardo Vertuan , Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 27/02/2007
Este trabalho apresenta uma investigação sobre a utilização de diferentes registro sem
atividades de Modelagem Matemática. O estudo está fundamentado na teoria dos
Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval e na Modelagem Matemática
como alternativa pedagógica. A investigação tem como objetivo verificar se os diferentes
registros associados a um objeto matemático tornam-se presentes em atividades de
Modelagem Matemática bem como se estas atividades possibilitam o tratamento, a
conversão e a coordenação entre os registros. Neste sentido, a pesquisa consiste na
observação, descrição e análise dos registros produzidos pelos alunos em atividades de
Modelagem. Para tanto, organizamos um “curso de Modelagem Matemática”, no qual
alunos do 1º ano do Curso de Licenciatura em Matemática que cursavam a disciplina de
Cálculo e Geometria Analítica I pela primeira vez, se envolveram com um conjunto de
atividades de Modelagem, a partir das quais propomos discussões com ênfase no objeto
matemático “derivada”. A partir da análise dos registros dos alunos, infere-se que a
Modelagem Matemática torna presente a utilização de diferentes registros bem como
possibilita o tratamento, a conversão e a coordenação entre eles. A análise revela que esta
coordenação, por sua vez, contribui para a compreensão dos objetos matemáticos
discutidos bem como da situação-problema investigada.