Teses e Dissertações
Palavra-chave: registros de representação
Utilização de diferentes registros de representação: um estudo envolvendo funções exponenciais
Nilcéia Regina Ferreira Dominoni, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 29/09/2005
Este estudo propõe verificar se a utilização de uma seqüência didática que
considere o tratamento, a conversão e a coordenação dos diferentes Registros de
Representação da Função Exponencial contribui para a apreensão do objeto
matemático Função Exponencial. O estudo está fundamentado na Teoria dos
Registros de Representação Semióticos de Raymond Duval, que afirma que a
coordenação dos diferentes registros de representação, pode proporcionar a
apreensão de um conceito matemático. A metodologia utilizada, segue os princípios
da Engenharia Didática. Na análise a priori, foram elaboradas as atividades da
seqüência visando à utilização dos diferentes registros e analisando seus aspectos
matemáticos e didáticos. Esta seqüência foi aplicada a alunos da primeira série do
Ensino Médio de uma escola particular da cidade de Arapongas, Paraná. Foram
analisadas as produções de dezesseis alunos que participaram de todas as
atividades da seqüência. Com a análise das produções dos alunos, infere-se que as
atividades envolvendo o tratamento, a conversão e a coordenação dos diferentes
registros de representação contribuem para a apreensão do conceito Função
Exponencial.