Teses e Dissertações
Palavra-chave: reflexividade
Sentidos Atribuídos por Estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática para as Relações que Desenvolveram com a Matemática ao Longo de suas Vidas
Wellington Hermann, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 17/12/2018
Essa é uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como objetivo estabelecer
compreensões a respeito dos sentidos que a Matemática assume ao longo das vidas
de estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática. Essa tese foi organizada
em duas partes. Na primeira parte, fizemos um estudo das acepções do termo relação
e dos significados que ele assume em diferentes campos teóricos: na Filosofia, na
Matemática e na Educação. Esse estudo nos permitiu elencar características e
elementos que estão vinculados à relação nas diferentes áreas estudadas, para,
depois, transpô-los para a noção da relação com o saber, enriquecendo, assim, o
referencial teórico que fundamenta essa investigação. Na segunda parte dessa tese,
para cumprir com o objetivo expresso, coletamos dados, por meio de entrevistas
semiestruturadas, com quatro estudantes de um Curso de Licenciatura em
Matemática de uma Universidade Estadual paranaense. As questões foram
elaboradas tendo como referência a relação dos sujeitos com a Matemática ao longo
de suas vidas. A Analise Textual Discursiva contribuiu metodologicamente com a
nossa investigação, agindo em conjunto com a matriz das propriedades, instrumento
que criamos para categorizar os dados obtidos por meio das entrevistas. A matriz das
propriedades foi desenvolvida a partir das dimensões da relação com o saber e das
duas propriedades que emergiram das análises preliminares dos dados. Das análises
propiciadas pela categorização dos dados, obtivemos resultados importante para a
elaboração de uma teoria da relação com o saber, na forma de um modelo vetorial
para o sistema didático. Os outros resultados que obtivemos, têm relação mais estreita
com o objetivo geral dessa pesquisa e eles se deram na forma de um sistema de
sentidos que possibilitou a reconstrução das histórias das relações dos sujeitos com
a Matemática, revelando, assim, as respectivas trajetórias de cada um dos sujeitos,
que acabou por conduzi-los ao Curso de Licenciatura em Matemática.