Estudo das reflexões sobre a ação de uma professora de Ciências: um caso de formação continuada
Patrícia de Oliveira Rosa Silva , Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 28/03/2008
Esta investigação, de cunho qualitativo, trata de um processo de formação continuada em uma perspectiva de intervenção reflexiva compartilhada entre nós e uma professora de Ciências – da 5ª à 8ª série – realizado em um colégio estadual localizado no município de Londrina/PR. Esse processo centrou-se no trabalho colaborativo, o qual valoriza as condições da prática, do conhecimento, assim como as expectativas da professora, principalmente no que tange à possibilidade de mudança na prática, mediante uma estratégia de formação reflexiva, a autoscopia trifásica, que ocorreu nos moldes de uma “sala de espelhos” (SCHÖN, 2000). Essa estratégia possibilitou à professora refletir sobre a prática educativa nas fases pré-ativa (reflexão para a ação, com a elaboração dos planos de aula) e pós-ativa (reflexão sobre a ação, com o auxílio do vídeo), ou seja, antes e depois de ela ter desenvolvido as aulas (fase interativa). Desse modo, o principal objetivo desta investigação é analisar os dados dos momentos de reflexão sobre a ação à luz do referencial teórico do conceito de prática reflexiva de Schön (1997, 2000). Na análise enfocamos três dimensões reflexivas: caracterização da prática, emocional da professora e discente. Além disso, descrevemos como ocorreu a parceria entre nós e a professora no processo de formação continuada, que teve o companheirismo como eixo central. Os resultados revelam que a professora, ao observar-se no vídeo, busca compreender as suas ações mediante a descrição da epistemologia do trabalho docente que subjaz a sua prática. Essa compreensão ocorre ainda pela elaboração de questionamentos, pela proposição de soluções e pela reestruturação de algumas reflexões e condutas que ela considera necessárias ou oportunas na fase interativa (sala de aula). Os dados também revelam expectativas, problemas e dificuldades de aprimoramento docente no caso estudado, que podem contribuir para a compreensão da formação de professores e para os avanços teóricos na área.