Teses e Dissertações
Palavra-chave: reflexão sobre a prática
Estudo das reflexões sobre a ação de uma professora de Ciências: um caso de formação continuada
Patrícia de Oliveira Rosa Silva , Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 28/03/2008
Esta investigação, de cunho qualitativo, trata de um processo de formação continuada em
uma perspectiva de intervenção reflexiva compartilhada entre nós e uma professora de
Ciências – da 5ª à 8ª série – realizado em um colégio estadual localizado no município de
Londrina/PR. Esse processo centrou-se no trabalho colaborativo, o qual valoriza as
condições da prática, do conhecimento, assim como as expectativas da professora,
principalmente no que tange à possibilidade de mudança na prática, mediante uma
estratégia de formação reflexiva, a autoscopia trifásica, que ocorreu nos moldes de uma
“sala de espelhos” (SCHÖN, 2000). Essa estratégia possibilitou à professora refletir sobre
a prática educativa nas fases pré-ativa (reflexão para a ação, com a elaboração dos
planos de aula) e pós-ativa (reflexão sobre a ação, com o auxílio do vídeo), ou seja, antes
e depois de ela ter desenvolvido as aulas (fase interativa). Desse modo, o principal
objetivo desta investigação é analisar os dados dos momentos de reflexão sobre a ação à
luz do referencial teórico do conceito de prática reflexiva de Schön (1997, 2000). Na
análise enfocamos três dimensões reflexivas: caracterização da prática, emocional da
professora e discente. Além disso, descrevemos como ocorreu a parceria entre nós e a
professora no processo de formação continuada, que teve o companheirismo como eixo
central. Os resultados revelam que a professora, ao observar-se no vídeo, busca
compreender as suas ações mediante a descrição da epistemologia do trabalho docente
que subjaz a sua prática. Essa compreensão ocorre ainda pela elaboração de
questionamentos, pela proposição de soluções e pela reestruturação de algumas
reflexões e condutas que ela considera necessárias ou oportunas na fase interativa (sala
de aula). Os dados também revelam expectativas, problemas e dificuldades de
aprimoramento docente no caso estudado, que podem contribuir para a compreensão da
formação de professores e para os avanços teóricos na área.