Teses e Dissertações
Palavra-chave: recurso multimídia
Uma Análise do Caso Multimídia “Explorando Perímetro e Área” para a Formação de Professores que Ensinam Matemática
Taynara Cristina Gaff Fraga, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 22/02/2019
Essa pesquisa qualitativa de cunho teórico e interpretativo tem como contexto de investigação
o caso multimídia “Explorando perímetro e área”. Um caso multimídia reúne um conjunto de
mídias que podem ser utilizadas para a formação de professores que ensinam matemática
(PEM). Assim, essa investigação busca responder a seguinte questão geral: “Que elementos
do caso multimídia ‘Explorando perímetro e área’ podem ser problematizados na formação
de PEM?”. Para tal a pesquisa foi organizada no formato multipaper contendo quatro
capítulos no formato de artigos acadêmicos que são articulados entre si para responder à
questão geral. O primeiro capítulo tem como objetivo discutir conhecimentos pedagógicos de
matemática que podem ser mobilizados por professores que ensinam matemática, em
programas de formação, no trabalho com o caso multimídia “Explorando perímetro e área".
O segundo capítulo analisar conhecimentos específicos matemáticos que podem ser
mobilizados por professores que ensinam matemática, no trabalho com o caso multimídia
“Explorando perímetro e área" em contextos de formação. Para os dois primeiros capítulos
pautamo-nos no modelo do conhecimento matemático necessário para o ensino de Ball,
Thames e Phelps (2008) e Ball e Bass (2009), buscando identificar conhecimentos
pedagógicos e matemáticos relacionados aos conceitos de área e perímetro que podem ser
problematizados no trabalho com o caso multimídia. O terceiro capítulo tem como objetivo
discutir as reflexões promovidas pela professora protagonista do caso multimídia
“Explorando perímetro e área”, antes e após duas aulas na perspectiva do Ensino
Exploratório. Para isso, utilizamos os níveis de reflexão propostos por Muir e Beswick (2007)
e analisamos as reflexões promovidas pela professora protagonista que também podem ser
evidenciadas em contexto formativo. Por fim, o capítulo quatro tem por objetivo analisar
elementos relacionados ao papel do formador na exploração do caso multimídia
“Explorando perímetro e área” em programas de formação de PEM. Isso se fez
evidenciando elementos considerados pelo Gepefopem no momento de construção do
Recurso Multimídia e analisando as diversas mídias que o caso multimídia possui com vistas
a salientar elementos que devem ser considerados pelo formador, bem como o papel do
formador em contextos de formação. Conclui-se que esses elementos, quando explorados de
maneira articulada e interconecta, contribuem de forma significativa para a formação e a
aprendizagem profissional de PEM, uma vez que permitem ao PEM refletir sobre sua prática,
sobre os conhecimentos necessários ao ensino e sobre seu papel no processo de ensino e de
formação. Aliado a isso, evidenciamos a importância do uso de tecnologias digitais, tendo em
vista sua expansão nos dias atuais, em sala de aula e em contextos de formação.
Perspectiva do ensino exploratório: promovendo aprendizagens de professores de Matemática em um contexto de comunidade de prática
Cristina Cirino de Jesus, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 30/11/2017
A formação de professores é uma temática muito discutida nas pesquisas brasileiras e
internacionais, por isso pensar em espaços de formação voltados aos professores de Matemática
e ainda garantir que estes contextos os considerem como sujeitos “pensantes” e atendam suas
necessidades para a prática de sua profissão têm conduzido a ações de formação nas quais os
professores têm a oportunidade de compartilhar experiências, negociar significados, ser
corresponsável por sua aprendizagem. Este estudo tem como foco de investigação olhar para a
perspectiva do Ensino Exploratório como uma temática promissora para fomentar discussões,
reflexões e aprendizagens profissionais em um contexto de formação continuada. Para isso
constituímos como espaço de formação uma Comunidade de Prática de professores de
Matemática, CoP-ProfMARE, por considerarmos este espaço de formação promissor para o
desenvolvimento de aprendizagens do professor e utilizamos como ferramenta de formação o
caso multimídia Plano de Telefonia. Tendo como ponto de partida a exploração da perspectiva
do Ensino Exploratório no contexto da CoP-ProfMARE, assumimos a seguinte questão geral de
investigação:“Que aprendizagens profissionais, com relação à perspectiva do Ensino
Exploratório, são manifestadas por professores de Matemática em um contexto de Comunidade
de Prática?” Nosso estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, assumindo um paradigma
interpretativo e a modalidade de pesquisa intervenção. A recolha de dados envolveu as
transcrições dos encontros da comunidade (audiogravados), as produções escritas elaboradas
pelas professoras e o diário de campo da pesquisadora, que neste contexto também assumiu o
papel de formadora. Os resultados desta investigação evidenciaram as potencialidades da
perspectiva do Ensino Exploratório para a formação continuada de professores de Matemática, pois permite ao professor no contexto de formação: (i) reconhecer as potencialidades das perspectivas alternativas de ensino; (ii) desenvolver conhecimentos necessários para a sua profissão; (iii) repensar sua prática pedagógica; (iv) desenvolver a sua autoconfiança; (v) refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem; (vi) conhecer o potencial das tarefas cognitivamente desafiadoras para a aprendizagem dos alunos; (vii) mudar sua forma de ensinar e (viii) desenvolver uma postura inquiridora. Consideramos que privilegiar discussões acerca da perspectiva do Ensino Exploratório em contextos de formação continuada permite uma articulação entre a teoria e a prática