Teses e Dissertações
Palavra-chave: realidade
Sobre a realidade em atividades de Modelagem Matemática
GABRIELE GRANADA VELEDA, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 21/05/2010
Nesse trabalho procuramos caracterizar como a realidade é tratada em trabalhos de
Modelagem Matemática na Educação Matemática. Para tanto, selecionamos e
analisamos definições de Modelagem Matemática apresentadas em duas edições da
Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM) que utilizam
o termo ‘realidade’. Identificamos a corrente filosófica que embasa a relação entre
Matemática e realidade em cada definição e a caracterização de realidade considerando a
elaboração do conhecimento, conforme a exposição de Bicudo (2000). Verificamos ainda
como o modelo matemático trata a realidade, adaptando as categorias de análise
utilizadas por Borges e Silva (2007) conforme a proposta de Negrelli (2008), que afirma
que em atividades de Modelagem Matemática a realidade é passível de ser dividida em
realidade inicial e realidade intermediária. Os resultados desse trabalho apontam que a
caracterização de Modelagem Matemática está relacionada com a concepção que se tem
da relação entre Matemática e realidade e que a qualidade do modelo matemático
desenvolvido em uma atividade de Modelagem é determinante na utilidade do resultado e
nas possíveis ações na realidade.