Teses e Dissertações
Palavra-chave: radiação do corpo negro
ESTUDO DA RADIAÇÃO DO CORPO NEGRO – UMA PROPOSTA HCTS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
ANDRÉIA HORNES MACEDO, Profa. Dra. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 13/07/2022
Nesta pesquisa apresentamos a Proposta HCTS – História, Ciência Tecnologia e
Sociedade, que traz uma relação entre a História da Ciência e a abordagem CTS para
o ensino da Radiação do Corpo Negro. Essa proposta é resultado de uma pesquisa
teórico-metodológica no campo da Didática das Ciências e mobilização de Saberes
Docentes, considerando que o professor é o sujeito que constrói seus saberes e a
sala de aula o meio que possibilita a prática dessa construção. Nesse contexto,
disponibilizamos a proposta para que especialistas da área avaliassem, por meio de
um questionário, a potencialidade e relevância da mesma na formação de
professores, bem como a aplicabilidade da mesma como uma metodologia de ensino
construtivista. Como complementação à proposta, apresentamos uma sequência
didática modelo, a qual também foi avaliada pelos especialistas, com o objetivo de
demonstrar como a proposta HCTS pode ser desenvolvida por professores de
educação básica no ensino de Física. Para essa sequência, utilizamos a Radiação do
Corpo Negro como conteúdo científico a ser desenvolvido nos aspectos da proposta,
visto o debate histórico-científico promovido por esse tema e as discussões entre
ciência, tecnologia e sociedade, permeadas pela História da Radiação do Corpo
Negro, que ampliam os horizontes, dando início a Física Moderna. Por meio da análise
dos registros da avaliação por especialistas, nossas hipóteses de que uma proposta
pautada na História da Ciência e nas relações apresentadas pela Abordagem CTS
seja relevante para a formação dos professores e potencialmente produtiva para o
processo de ensino e de aprendizagem, foram consolidadas. Esses resultados
indicam a proposta HCTS como uma contribuição no campo da Didática das Ciências
e de saberes docentes na Educação em Ciências.