Teses e Dissertações
Palavra-chave: psicologia social
Representações Sociais de Estudantes e seus Responsáveis sobre Educação Científica Informal
Eduardo Mozart Machado, Profª. Drª. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 31/01/2020
O campo da Educação é um território fértil para a pesquisa de
Representações Sociais, com diversos estudos sobre Representações em Ciências,
que buscaram compreendê-las por diferentes sujeitos que participam da Educação e
da Escola. Os elementos de uma representação são, dentro de situações sociais
específicas, impregnados por uma carga afetivo-emocional, a qual é variada segundo
as características de cada elemento, a natureza social do objeto, a natureza da relação
dos sujeitos com este mesmo objeto e as características conjunturais da situação
(GIRAUD-HERAULT, 1998 apud CAMPOS et. al., 2003). Desta maneira, Jodelet (1989)
demonstra que ao estudar as Representações sociais deve-se levar em consideração a
articulação entre os elementos afetivos, mentais e sociais que, juntos, afetam a
realidade onde estas surgem e interferem nas Representações de realidade social,
ideal e material dos indivíduos. Assim, fica evidente que a família é o pilar principal
para o desenvolvimento das pessoas e que, devido ao seu componente afetivo, as
representações sociais também estão influenciadas pela vivência familiar de qualquer
grupo social e suas concepções sobre educação científica e escolar passam por estes
componentes, determinando o produto final das Representações. Desta maneira, o
objetivo desta pesquisa foi buscar as Representações Sociais de Ciência Informal por
estudantes de Ensino Fundamental e seus responsáveis. Esta pesquisa se insere
numa abordagem quantitativa, em que se utiliza a análise prototípica, método
consolidado no campo da pesquisa em Psicologia Social para a compreensão de
Representações Sociais, associada a um questionário sociocultural na forma de
entrevista estruturada, específico para esta pesquisa. Desta maneira, esta pesquisa foi
realizada com 71 estudantes de Ensino Fundamental e 35 responsáveis. Ao
analisarmos o contexto de moradia, o ambiente doméstico e o acesso à comunicação
destes estudantes, nota-se uma influência considerável da Escola em suas
Representações Sociais sobre Ciência no dia-a-dia, pois em casa os responsáveis em
sua maioria exigem bom rendimento e colocam a Escola como única obrigação de
muitos destes indivíduos e, consequentemente, suas Representações Sociais estão
impregnadas com conceitos e características vinculadas ao ambiente escolar. Por outro
lado, ao analisarmos as Representações Sociais dos responsáveis observa-se certa
diferença com a de seus filhos, uma vez que o ambiente e a maneira como os
responsáveis interagem e constroem suas identidades é diferente dos estudantes,
sendo suas Representações vinculadas com o conhecimento e a pesquisa, bem como
a Ciência como um instrumento importante nas relações construídas no dia-a-dia.
Sondo assim, esta pesquisa apresenta um auxilio no entendimento da visão de Ciência
Informal dos estudantes, a partir da realidade desta escola localizada em Londrina e
pode servir como ajuda para estudos futuros na área de Educação em Ciência, que
podem utilizar estas informações para compararem com estudantes de outras regiões.
Além disto, a explanação inicial das Representações dos responsáveis é de grande
importância ao demonstrar a participação destes sujeitos na educação dos seus filhos,
na construção de sua identidade e também visão de mundo