Teses e Dissertações
Palavra-chave: psicanálise e ensino de ciências
O professor como um lugar: um modelo para a análise da regência de classe
Ana Lúcia Pereira Baccon, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 20/12/2005
O presente trabalho tem por objetivo investigar a construção dos saberes docentes, bem
como apresentar a aplicação de um modelo para a análise de regência de classe durante
o estágio supervisionado da licenciatura de Física. Tendo como foco o relacionamento
professor-aluno, o modelo se constitui como um triângulo, cujos vértices vêm a ser o
estagiário, o professor regente e os alunos. Para o levantamento das informações desta
pesquisa, foram entrevistados dois grupos de estagiários e analisados seus relatórios de
regência. Ao todo, a pesquisa envolveu 5 estagiários, que realizaram a regência em um
colégio central de Londrina. Durante as entrevistas, semi-estruturadas, o estagiário era
convidado a falar sobre a sua experiência com o estágio supervisionado. Buscou-se
perceber as representações que cada estagiário elaborou durante o estágio, em relação
aos alunos, ao professor, à escola, aos outros estagiários de seu grupo e ao próprio
estágio. A partir dessas representações procurou-se: (i) verificar quais saberes os
estagiários conseguiram construir durante esse período; e (ii) o que de pessoal cada
estagiário desenvolveu que poderia caracterizar a singularidade de seu estilo docente.
Para a análise dos dados, utilizou-se a metáfora do “professor como um lugar”, tendo
como referencial teórico a Psicanálise, principalmente a lacaniana, onde o conceito de
transferência surge como central, para que se construa esse “lugar”.