Teses e Dissertações
Palavra-chave: psicanálise e educação
Análise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamental
Zenaide de Fátima dante correia rocha, Prof. Dr. Marcelo Alves Barros.
Data da defesa: 09/11/2005
Este trabalho pretende investigar os vínculos de diferentes naturezas que se
estabelecem nos grupos em situações de ensino e, ao mesmo tempo,
compreender a maneira como se estruturam para a realização de suas tarefas.
Descreve a dinâmica de um grupo constituído por quatro alunos entre 9-10 anos
de idade em uma oficina de ciências. O referencial teórico utilizado para análise e
interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente a Teoria do
Vínculo de Pichon-Rivière. A análise dos dados focaliza os vínculos estabelecidos
pelo grupo com a atividade, com a professora e entre seus membros, assim como
os papéis assumidos pelos alunos na realização das atividades propostas pela
professora. Conclui apontando alguns subsídios para o professor planejar sua
intervenção, refletir sobre seu papel como líder e coordenador do trabalho em sala
de aula, no sentido de favorecer a aprendizagem em situações nas quais as
tarefas são realizadas em grupos
Um estudo sobre a relação com o saber e o gostar de matemática, química e biologia
Alessandra Guizelini, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 21/02/2005
Este trabalho tem por objetivo compreender a relação de alguns estudantes com o saber em
Ciências e Matemática, focalizando uma situação particular dessa relação, marcada pelo
gostar de Matemática, de Química ou de Biologia. Em busca de informações relevantes para a
pesquisa, foram entrevistados 15 estudantes, sendo 5 de cada área considerada. Foram
utilizadas entrevistas semi estruturadas através das quais se questionava o estudante sobre as
razões de sua opção pelo curso universitário que frequenta. Entre os motivos apontados pelos
estudantes, invariavelmente, aparecia o gostar como motivo forte para a escolha. Todas as
informações consideradas relevantes para a pesquisa foram organizadas em 186 unidades de
análise que, agrupadas em torno de temas mais gerais, deram origem a cinco categorias
representativas do gostar de Matemática, de Química e de Biologia. São elas: Auto-imagem
dos Estudantes; Imagens sobre a Matemática, a Química ou a Biologia; Procedimentos
Matemáticos; Curiosidade; e Aprendizagem Ativa. A fundamentação teórica da pesquisa é
apresentada em duas partes. Primeiro, procurou-se relacionar as cinco categorias
representativas do gostar de Matemática, Química e Biologia à definição de relação com o
saber conforme é proposta por Charlot: toda relação com o saber é, ao mesmo tempo, uma
relação com o mundo, consigo mesmo e com os outros. Nesta fase da análise, são explorados
alguns elementos que se destacaram nas categorias, como: ter facilidade com o conteúdo,
gostar de calcular, ser curioso, bem como as diversas imagens que os estudantes
demonstraram ter sobre si mesmos e sobre o conhecimento. Com o intuito de avançar um
pouco mais na compreensão de alguns desses elementos, introduziu-se a psicanálise como um
segundo referencial. Foram considerados dois dos elementos presentes na relação dos
estudantes com o saber: a relação consigo mesmo, como um processo de idealização do eu; e
a relação com o conteúdo, com destaque para a curiosidade que se vincula à ideia
psicanalítica de sublimação e para o gosto em resolver problemas, ligado ao conceito de
repetição e de gozo.