Teses e Dissertações
Palavra-chave: prova-escrita-com-cola
Prova-Escrita-Com-Cola em Aulas de Matemática no 8° Ano do Ensino Fundamental
Mariana Souza Innocenti, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 24/02/2020
Esta pesquisa apresenta uma investigação do trabalho com prova-escrita-
com-cola em uma turma de 8º ano de uma escola pública de um município
do norte do Paraná. Com uma abordagem qualitativa, de cunho
interpretativo, diretamente relacionada às perspectivas e vivências anteriores
da pesquisadora, buscou-se discutir quais elementos da avaliação didática
estão subjacentes à utilização da prova-escrita-com-cola no âmbito do
ensino básico. No que diz respeito às informações presentes na cola e sua
relação com as resoluções apresentadas nas provas, foi realizada uma
análise da produção escrita de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental
em duas provas-escritas-com-cola (as primeiras da vida deles). A pesquisa
mostrou indícios de que a cola foi utilizada como recurso pelos alunos. Uma
intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para
professores que ensinam matemática e buscam utilizar instrumentos
avaliativos que possam oportunizar o aprendizado de seus alunos e
proporcionar informações a respeito dos processos de ensino e de
aprendizagem.
A utilização da prova-escrita-com-cola como recurso à aprendizagem
Cristiano Forster, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 29/02/2016
O objetivo geral deste trabalho é apresentar um estudo da utilização de uma prova-
escrita-com-cola como recurso à aprendizagem na avaliação como oportunidade de
aprendizagem. Por meio de uma investigação de natureza qualitativa, carregada de
subjetividade e que envolve uma interação entre o pesquisador e a situação
estudada, buscou-se apresentar diferentes modos que os alunos participantes do
estudo lidaram com uma prova-escrita-com-cola. Para a realização do estudo,
acompanhou-se a aplicação e correção de uma prova-escrita-com-cola em uma
disciplina de um curso de pós-graduação. O embasamento teórico utilizado nessa
investigação pautou-se na avaliação didática, defendida por autores da RME, e na
compreensão que o GEPEMA adota de avaliação como prática de investigação e
oportunidade de aprendizagem. Nesse trabalho a utilização da prova-escrita-com-
cola traz consigo as características tanto de uma avaliação didática quanto de uma
avaliação tomada como prática de investigação e que oportuniza a aprendizagem.
Pode-se dizer que, na utilização da prova-escrita-com-cola a oportunidade de
aprendizagem é oferecida em pelo menos dois momentos: uma quando aluno
prepara a sua cola e outra quando constrói e valida o gabarito da referida prova.