Teses e Dissertações
Palavra-chave: prova em fases
Prova em fases e um repensar da prática avaliativa em Matemática
André Luis Trevisan, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 04/03/2013
Este texto tem por objetivo apresentar reflexões oriundas da utilização da prova
em fases como instrumento de avaliação em aulas de Matemática, em uma
turma de Educação Profissional de Nível Médio. Para isso, apresentamos
inicialmente uma descrição pormenorizada da experiência, tomada inicialmente
como um “fracasso”, mas aos poucos percebida como fundamental na
modificação na própria prática pedagógica. Nesse processo, a atitude passiva
frente a uma avaliação em que se busca medir o quanto de uma técnica ou
algoritmo é reproduzida pelo estudante foi aos poucos “caindo por terra”. A
apresentação das percepções dos estudantes frente a um instrumento
diferenciado de avaliação, bem como uma análise de sua produção escrita em
questões da prova trouxeram elementos que permitiram analisá-lo criticamente.
Partindo de considerações a respeito de algumas “falhas” na sua elaboração e
implementação, analisamos as questões que compuseram a prova, à luz da
abordagem conhecida como Educação Matemática Realística, buscando refletir
também a respeito do conteúdo matemático subjacente às questões (a
Trigonometria). Esse repensar aparece segundo três focos: os itens que
compuseram a prova, o conteúdo matemático subjacente a esses itens e as
próprias atitudes enquanto professor de Matemática. Ao longo de todo o texto,
organizado segundo uma estrutura que busca preservar, em essência, o modo
como a pesquisa foi sendo “tecida”, procuramos sempre contrapor criticamente
o que “foi feito” com aquilo que “poderia ter sido feito”, numa tentativa
constante de repensar a própria prática avaliativa.
Oportunidade para aprender: uma prática da reinvenção guiada na prova em fases
Magna Natalia Marin Pires, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 25/02/2013
Este trabalho descreve e analisa uma pesquisa com uma prova em fases,
realizada com nove professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de
uma escola pública municipal do Paraná. Essa prova foi analisada como uma
forma de realizar uma reinvenção guiada na perspectiva da Educação
Matemática Realística. A Prova em Fases, tomada como instrumento também
de avaliação formativa, viabilizou à pesquisadora/formadora analisar o trabalho
das participantes em diferentes momentos, para fazer intervenções que
considerou oportunas. Na reinvenção guiada conduzida neste estudo como
estratégia de formação continuada, as participantes desempenharam um papel
fundamental como protagonistas da aprendizagem. As questões da prova
foram o ponto de partida para o processo de reinvenção e, nesse processo, a
pesquisadora/formadora participou como guia, recurso, mediando o processo
com perguntas e considerações a respeito da produção escrita das
participantes. Estas, em lugar de serem meras receptoras de uma matemática
pronta e acabada, desempenharam o papel de agentes do processo
desenvolvido e, como tal, foram estimuladas a utilizar sua própria produção na
“re-invenção guiada”, uma vez que diferentes estratégias, por vezes refletindo
diferentes níveis, puderam ser provocadas e utilizadas de forma produtiva no
processo de aprendizagem.