Teses e Dissertações
Palavra-chave: proposta curricular
A Física de Partículas Elementares nos Cursos de Licenciatura em Física
George Francisco Santiago Martin, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 28/02/2005
Este trabalho estuda os cursos de formação inicial do professor de Física. Para iniciá-lo,
buscamos as bases e os direcionamentos da educação brasileira. Em documentos oficiais do
Ministério da Educação, analisamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e as
Diretrizes Curriculares para orientar a estrutura do Ensino Superior. Nesse estudo, o
enfoque recai sobre a Física de Partículas Elementares (FPE) e sobre o Modelo Padrão,
entendendo que estes tópicos propiciam uma ampla visão das interações fundamentais da
natureza e seus desdobramentos. Diante da percebida importância, investigamos o quanto e
como a Física Moderna e Contemporânea é abordada no ensino superior; e no caso de sua
não-ocorrência, o motivo pelo qual isso não é realizado. Considerando que sua
aprendizagem efetiva depende de noções sobre a constituição elementar da matéria e da
astrofísica, tornado indispensável o domínio dos conhecimentos de Física de Partículas
Elementares, verificamos tais conteúdos como efetivamente previstos pelas Diretrizes
Curriculares dos cursos de licenciatura em Física, mas conforme o depoimento de alguns
coordenadores dos mesmos, nem sempre há tal prática. Em seguida, apresentamos uma
análise das grades curriculares de alguns desses cursos em instituições como a
Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade
de Londrina (UEL). Os resultados mostram que, mesmo nos cursos já reformulados, a
incidência da Física Moderna e Contemporânea ainda é relativamente baixa, denotando a
necessidade de se estudar sua importância nas estruturas curriculares. Finalmente,
propomos um currículo alternativo para as licenciaturas em Física estruturado na metáfora
de rede (MACHADO< 1995), buscando uma articulação entre os conteúdos, disciplinas e
uma abordagem contemporânea, de modo a oferecer uma melhor formação inicial ao futuro
professor.