Teses e Dissertações
Palavra-chave: projeto novos talentos
A Mediação Educativa em uma Atividade de Educação Não Formal: Uma Análise Sob a Perspectiva dos Mediadores
Daniela Cristina Lopes Rejan, Profª. Drª. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 18/02/2019
A educação não-formal é realizada fora do ambiente formal de educação, a escola, mas na
qual também ocorrem ações educativas e promoção de aprendizagem. Nestes ambientes, a
figura do monitor, ou mediador, é fundamental para que a educação não-formal aconteça, pois
ele é o responsável, sob supervisão, pela elaboração de toda a atividade, sendo um elo entre o
conteúdo e o participante, participando da construção de conhecimento científico. Entretanto,
sabe-se que nestas atividades existem obstáculos para que a mediação aconteça e para que o
mediador compreenda seu papel. Baseada na perspectiva de aprendizagem mediada de
Vygotsky, e na proposta de mediação de Salomon e Perkins, esta pesquisa teve por objetivo
desta pesquisa analisar aspectos relacionados ao trabalhos dos monitores mediadores, que
atuam em uma atividade de educação não-formal, e como estes compreendem e realizam seu
papel neste tipo de atividade. Estes mediadores fazem parte do Projeto Novos Talentos, uma
iniciativa dos Departamentos de Anatomia e Histologia da Universidade Estadual de
Londrina. A coleta de dados utilizou dois instrumentos, questionários eletrônicos, com todos
os mediadores, e entrevistas semiestruturadas com uma amostra representativa. Os resultados
mostram que os mediadores ainda estão longe da ideia de mediação e do que seria seu papel, e
também que atividades como as propostas pelo Projeto Novos Talentos necessitam de
formação mais específica para suprir esta demanda. Também apontam que os mediadores não
são preparados para a extensão universitária, que é um dos pilares da Universidade.