Teses e Dissertações
Palavra-chave: programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID)
Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia: uma caracterização por meio dos focos da aprendizagem docente
Nayara Moryama, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 03/12/2013
Nesta investigação buscou-se caracterizar o aprendizado da docência no PIBID-
Biologia, por meio dos focos da aprendizagem docente (FAD). Apesar da formação de
professores ser um campo de pesquisas muito investigado, estudos têm mostrado que,
em certos casos, os professores não estão sendo formados adequadamente para enfrentar
a atual realidade da escola pública. É nesse contexto, no qual mudanças e reflexões são
bem-vindas, que se insere o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
(PIBID), cujo subprojeto do curso de Ciências Biológicas é alvo desta pesquisa. Os
FAD foram propostos por Arruda, Passos e Fregolente (2012), a partir de uma analogia
com os focos da aprendizagem científica. Esses focos consideram que a aprendizagem
da docencia reúne características como interesse pela docência, conhecimento prático da
docência, reflexão sobre a docência, participação em uma comunidade docente e
identidade docente. A partir deste movimento de pesquisa podemos dizer que, segundo
os FAD, esses licenciandos estão aprendendo a ser professor por meio da participação
no PIBID. Com relação às supervisoras, verificamos que, apesar de o programa não ter
foco na formação continuada das professoras supervisoras, o PIBID está
proporcionando a elas uma situação de formação continuada. Inseridas neste contexto,
as supervisoras aprenderam a orientar futuros professores. Considerando as três
comunidades de prática nas quais participam os sujeitos entrevistados, podemos dizer
que para elas o PIBID contribuiu, com maior destaque, estimulando o desenvolvimento
do interesse pela docência e proporcionando a construção do conhecimento de casos
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