Teses e Dissertações
Palavra-chave: professores de física
Implicações do sistema blocado na ação didática do professor de física
Rodrigo Cesar Elias, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 23/03/2013
Este presente trabalho tem por objetivo investigar as relações didáticas dos
professores de Física, do Ensino Médio Público do Estado do Paraná, atuantes em
um projeto de mudança curricular. Este projeto, conhecido como Ensino Médio por
Blocos de Disciplinas Semestrais – Sistema Blocado –, tornou-se optativo em 2009
na Rede de Ensino paranaense. O fato mais marcante, nesse sistema, é a forma
temporal burocrática imposta pela escola à transmissão dos conteúdos disciplinares.
Com o foco no trabalho docente, esta mudança alterou o tempo de aula relativo aos
processos de ensino desses professores. Isso pelo fato de que no período letivo
que, anteriormente, era de um ano com 2 horas-aula semanais, totalizando 80
horas-aula anuais, no novo modelo passou para um semestre com 4 horas-aula
semanais, 80 horas-aula semestrais. Com base em uma abordagem qualitativa,
entrevistamos os professores de Física atuantes em escolas do norte do Paraná
para analisar suas percepções sobre as implicações desse projeto em sua ação
didática – em sala de aula –, consequentemente no sistema de ensino enfatizando
as interações didáticas ocorridas dentro da sala de aula. Para o desenvolvimento
desta pesquisa, apresentamos de forma sucinta os conceitos de: saberes docentes,
presentes nas obras de Tardif e Gauthier; sistema didático – Chevallard; um novo
instrumento para análise da ação didática do professor em sala de aula – Arruda et
al. – conceito que facilitou a análise dos dados. Os dados mostraram-se
convergentes com referencial teórico adotado e indicaram: uma diminuição da
burocracia escolar para o professor; maior contato com os alunos, o que para alguns
professores é positivo e para outros não, evidenciando que tudo depende das
interações didáticas estabelecidas pelo professor com suas turmas; ausência de
uma formação a serviço– pontua-se que as direções e as equipes pedagógicas das
escolas ‘receberam’essa formação; o laboratório de Física e sala ambiente como
projeto de melhora do ensino e aprendizagem em Física; intervalo de tempo curto,
para que haja uma maturação dos conteúdos trabalhados