Teses e Dissertações
Palavra-chave: professor reflexivo
Educação Sexual e Valores Para a Cidadania: Reflexões Sobre a Prática de uma Professora de Ciências
Paula da Costa Vandal, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 31/03/2017
O presente trabalho tem como principal objetivo a investigação da construção
da prática docente de uma professora de Ciências do Ensino Fundamental II
dentro do tema de Reprodução Humana e Educação Sexual e como as aulas
desta professora proporcionam uma construção de valores. Utilizamos como
procedimento de coleta de informações a autoscopia trifásica, a qual é
constituída pelas seguintes fases: pré-ativa, a qual aborda o planejamento da
prática docente; a fase interativa, na qual gravamos as aulas sobre o tema em
questão; e a fase pós-ativa, na qual, com o auxílio dos vídeos gerados na fase
anterior proporcionamos um momento de reflexão sobre a ação e para a ação.
Sendo assim, analisamos as reflexões feitas pela professora com base nos
referenciais teóricos de Schön (2000) e de Araújo (2000;2014) com os
seguintes objetivos: a) Compreender como o professor de Ciências seleciona,
organiza, sequencia e ordena os conteúdos que serão trabalhados em sala de
aula; b) analisar os tipos de conteúdos que estão presentes no momento do
planejamento da aula e qual interferência de valores sociais, éticomorais
inseridos nos conteúdos planejados; c) relacionar os conteúdos – reprodução
humana/educação sexual – a serem ensinados (planejados) com os ensinados
durante as aulas; d) identificar os momentos do processo de ensino em que a
construção de valores é possibilitada. As informações foram sistematizadas e
organizadas para que os resultados fossem analisados de acordo com a
correlação entre o referencial teórico e as transcrições das entrevistas.
Observamos então que há uma ruptura entre a aula preparada e a aula
ministrada e que podem existir diversos fatores que ocasionam tal reação,
sendo que um deles são valores da própria docente. Além disso, a metodologia
da aula e a abordagem que a professora faz do conteúdo, a qual ocorre de
maneira mais transmissiva, não possibilita a construção de valores
relacionados com a formação cidadã, como, por exemplo, a autonomia, o
autoconhecimento. Com este trabalho a professora pode refletir, reestruturar e
visualizar a sua prática de uma maneira diferente, podendo então ter uma
maior pluralidade metodológica e que proporcione maior construção de valores
relacionados a atitudes na sociedade.
Atividades sob a perspectiva CTS na formação inicial de professores de Química: implicações para o desenvolvimento profissional docente
Géssica Mayara Otto Macheski, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 08/04/2016
Este estudo tem como objetivo principal compreender o processo de formação
docente de dois estudantes do curso de licenciatura em Química de uma Universidade
Estadual Paranaense durante os estágios supervisionados e as suas reflexões no
decorrer do planejamento, da execução e da avaliação das atividades, que compõem
uma Sequência Didática sob o enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Para
isso, utilizamos a autoscopia trifásica, a qual é um procedimento de coleta de dados
que proporciona momentos de reflexão fazendo uso de vídeos, acompanhando os
futuros professores durante as fases pré-ativa (planejamento), ativa (execução) e pós-
ativa (avaliação da Sequência Didática). Os dados foram transcritos e analisados
utilizando como metodologia de análise qualitativa a Análise Textual Discursiva, com
o intuito de identificar os momentos de Alerta, Estruturação, Questionamento,
Reestruturação e Planejamento (esquema da prática reflexiva proposta por Schön e
adaptada por Clarke) e identificando as categorias que emergiram do texto e os
conteúdos que compõem essas reflexões sobre o enfoque CTS e sobre outras
concepções dos processos de ensino e de aprendizagem. Na fase pré-ativa,
identificamos concepções dos licenciandos que nos permitiram elaborar sete
categorias, a saber: papel do professor nos processos de ensino e de aprendizagem;
organização da Sequência Didática; relação entre o enfoque CTS e as estratégias de
ensino; o aluno crítico e o juízo de valor; concepções sobre a abordagem CTS;
conhecimento prévio x conhecimento científico; e avaliação. Já na fase pós-ativa,
identificamos momentos reflexivos por parte dos estudantes que indicam possíveis
mudanças da prática educativa em ações futuras. Consideramos que a perspectiva
reflexiva de formação docente ajuda no planejamento de atividades sob o enfoque
CTS e que um currículo formador baseado nas proposições CTS auxilia nas escolhas
dos conteúdos, dos objetivos e da metodologia a serem utilizados nas atividades das
aulas de Química da Educação Básica.
Estudo sobre as reflexões dos licenciandos em Química nas atividades de microensino: implicações para a formação inicial docente
Viviane Arrigo, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 17/04/2015
O presente estudo tem como foco principal de investigação a formação inicial reflexiva de professores de Química, no contexto do microensino, como atividade da disciplina de Estágio Supervisionado de uma Instituição de Ensino Superior privada do município de Londrina (PR). Utilizamos como procedimento de coleta de dados a autoscopia bifásica, que consiste nas fases: interativa, na qual filmamos o microensino; e pós-ativa, na qual, com o auxílio do vídeo, ajudamos o estudante a realizar os processos de reflexão sobre a ação e sobre a reflexão-na-ação. Com base nos referenciais teóricos de Schön (1992; 2000), analisamos o conteúdo das reflexões de três estudantes, com os seguintes objetivos: a) identificar, nas falas, as situações decorrentes das suas práticas de ensino que os levaram a refletir para resolver eventual problema da prática, situações essas denominadas “alerta”; b) identificar, por meio da reflexão sobre a reflexão-na-ação, os “momentos” de estruturação, questionamento e reestruturação que levaram os estudantes a planejarem uma nova ação; c) identificar as implicações que a estratégia da autoscopia bifásica, nos moldes da “sala de espelhos” proposta por Schön, causam na construção do perfil docente desses estudantes. Os resultados obtidos são decorrentes da sistematização dos dados coletados, por meio do esquema da prática reflexiva de cada estudante, baseado nos “momentos” reflexivos descritos por Schön e adaptado de Clarke (1994). Verificamos que cada estudante se deparou com determinada dificuldade ao preparar e ministrar o microensino e, por isso, consideramos que cada um deles refeltiu sobre as situações que reconheceu como sendo problemas decorrentes da sua prática de ensino, ou seja, situações de alerta, as quais necessitavam ser estruturadas, questionadas e reestruturadas, para que pudessem transformar a sua prática educativa e construírem uma forma pessoal e idiossincrática de desenvolvimento profissional docente