Teses e Dissertações
Palavra-chave: produção de significados
A Matemática que se sente na pele: um estudo do pensamento matemático de alunos surdocegos
Marcelo Silva de Jesus, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 27/05/2021
A presente pesquisa, de abordagem qualitativa descritiva, com características de um
estudo de casos múltiplos, tem por objetivo investigar e discutir características do
Pensamento Matemático de dois alunos surdocegos de uma escola do município de
Londrina-PR. Para tanto, assumiu-se como perspectiva epistemológica e
metodológica o Modelo dos Campos Semânticos (MCS), proposto por Rômulo
Campos Lins. Como suporte teórico, adotou-se a relação entre Pensamento e
Linguagem e o processo de desenvolvimento de crianças com deficiência, propostos
por Vygostsky. Para atingir o objetivo proposto, construiu-se uma caracterização para
o modo de produção de significados para a Matemática esperado de dois alunos no
contexto educacional paranaense, a partir da produção de significados do autor deste
trabalho para os resíduos de enunciações contidos nas Diretrizes Curriculares da
Educação do Paraná para a disciplina de Matemática. Tendo essa caracterização
como referência e os referenciais teóricos mencionados, realizou-se uma leitura dos
resíduos de enunciações dos dois, produzidos durante entrevistas semiestruturadas
que tinham por objetivo caracterizar os contextos escolares em que estiveram e/ou
estão inseridos e uma caracterização para os modos de produção de significados para
a Matemática, ou ainda, para o Pensamento Matemático de cada um deles. O estudo
evidenciou que o modo mais presente e valorizado em toda aprendizagem escolar dos
alunos, de noções concretas às abstratas, após o surgimento da surdocegueira,
esteve indissociável da manipulação, presente ou passada, de objetos físicos. Apenas
um dos alunos demonstrou possuir o Pensamento Matemático esperado no contexto
em que estão inseridos, e que ambos demonstram, em seus modos de lidar com a
Matemática, coisificar noções matemáticas e fazer referência a objetos “concretos”,
“cotidianos”.
Uma produção de significado para uma disciplina de Filosofia da Matemática na formação inicial do professor de Matemática
Sérgio Carrazedo Dantas , Profª Drª Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 26/03/2007
Este trabalho de investigação teve como objetivo constituir uma disciplina de
Filosofia da Matemática a partir da nossa produção de significados para a mesma,
considerando as ações enunciativas de alunos egressos de um curso de
Licenciatura em Matemática e da então professora de Filosofia da Matemática
desses ex-alunos, bem como nossas leituras e reflexões. A análise dos resíduos
dessas ações enunciativas foi baseada na perspectiva de linguagem e comunicação
apresentada no Modelo Teórico dos Campos Semânticos de Lins, partindo de uma
leitura positiva dos mesmos. A investigação permitiu que constituíssemos uma
disciplina de Filosofia da Matemática tomando por base um perfil de licenciando
descrito por Souza et al (1991 e 1995), em termos de liberdade de escolha de
conteúdos e de metodologias, competência matemático-pedagógica para o exercício
dessa liberdade, e compromisso político. Na nossa produção de significado para
uma disciplina de Filosofia da Matemática consideramos que na mesma devem
oportunizadas atividades e discussões que tematizem os fundamentos filosóficos da
Matemática; o cultivo da capacidade de reflexão filosófica sobre o conhecimento,
sobre o conhecimento matemático e sobre a Matemática; a promoção de uma visão
holística da Matemática e sua integração a conhecimentos de outras áreas e
disciplinas.