Teses e Dissertações
Palavra-chave: procedimentos de medição
Um estudo da superação conceitual de estudantes do ensino médio sobre procedimentos de medição a partir de um encaminhamento didático baseado em provocações
Dirceu Reis Sales, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 20/03/2009
Em práticas investigativas que tratam das mensurações, pesquisas assinalam que os
alunos sem uma instrução formal apresentam representações problemáticas
caracterizadas pelo denominado Paradigma Pontual, ao depararem-se na realização de
medidas acarretando em problemas às instruções pedagógicas no ensino de Física. Além
de se diferenciar de outras investigações pela amostra e metodologia empregada, o
presente estudo tem o objetivo de investigar os avanços dos estudantes nos
procedimentos de medição em uma atividade experimental a partir de perguntas
provocativas. Tais perguntas, pertencentes a uma entrevista semi-estruturada, foram
aplicadas em doze estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola da rede
pública da cidade de Londrina-PR. Os participantes foram escolhidos por conveniência e
a realização da atividade ocorreu em uma sala isolada na escola. Os resultados da
pesquisa indicam que as perguntas provocativas e o experimento selecionado
proporcionaram avanços interessantes no trato dos procedimentos de medição em
alunos. Na coleta, os estudantes, frente às contradições que ocorrem entre a teoria e a
evidência, abandonam suas ideias de senso comum e adotam o critério de levar em
consideração o conjunto de dados e alguns dados que são caracterizados por não
apresentar valores discrepantes em relação aos dados próximos. No processamento, os
estudantes mostram um entendimento da aleatoriedade do resultado ao levar em
consideração o intervalo de flutuação de valores, escolhendo como um bom resultado de
medida uma média das medições, ao invés de selecionar um único valor. Na comparação,
os participantes realizam a comparação de dados entre duas ou mais amostras levando
em conta a média aritmética e a qualitativa e não ponto a ponto. Desse modo, alguns
estudantes comentam que os resultados de suas medidas são iguais, justificando que sua
média é pertencente ao intervalo de valores da amostra colocada em comparação.