Teses e Dissertações
Palavra-chave: princípios de avaliação
Van Hiele, Educação Matemática Realística e GEPEMA: algumas aproximações
Adriana Quimentão Passos, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 07/12/2015
Esta tese investiga possíveis relações entre os princípios de avaliação da Educação
Matemática Realística e fases do processo de aprendizagem propostas por Dina Van Hiele-
Geldof e Pierre Van Hiele, buscando aproximações com os trabalhos do GEPEMA. O
problema de pesquisa foi delimitado com base na reflexão a respeito do processo de ensino e
de aprendizagem da matemática e de estudos da RME realizados no interior do GEPEMA. O
trabalho foi desenvolvido em uma perspectiva de pesquisa de natureza teórica do tipo
especulativa. Inicia apresentando o contexto em que a pesquisa foi desenvolvida, destacando a
compreensão do GEPEMA de avaliação como prática de investigação e oportunidade de
aprendizagem e os pressupostos da RME. Destaca o aspecto didático do trabalho dos Van
Hiele, em especial, as fases do processo de aprendizagem: informação, orientação guiada,
explicitação, orientação livre e integração. Trata da avaliação de acordo com a abordagem da
RME, tendo como fundamento principalmente os trabalhos de De Lange. Finaliza com
algumas aproximações entre o trabalho dos Van Hiele, os princípios de avaliação da RME e
os trabalhos do GEPEMA. Considera que as fases do processo de aprendizagem dos Van
Hiele são mais um elemento auxiliar na elaboração do conhecimento matemático a partir de
situações que possam ser matematizadas, desenvolvidas por meio de um processo de
reinvenção guiada apoiada em informações coletadas em situações de avaliação.