Teses e Dissertações
Palavra-chave: práticas de ensino
As dificuldades pedagógicas do professor de matemática no desenvolvimento profissional: subsídios para a disciplina de prática de ensino
Vanessa Largo, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 26/03/2004
Este estudo fundamenta-se na identificação das dificuldades pedagógicas enfrentadas pelos
professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio no exercício da sua prática
educativa cotidiana durante o desenvolvimento profissional. Essas dificuldades
pedagógicas foram identificadas por meio da análise qualitativa de entrevistas com 8
professores de Matemática, possibilitando o estabelecimento de 5 parâmetros: carência de
saberes, reconhecimento do papel de professor, indisciplina dos alunos, compartilhamento
de experiência e organização escolar. Os elementos presentes nesses parâmetros serviram
como subsídios para nortear algumas diretrizes que poderiam ser implementadas na
disciplina de Prática de Ensino de Matemática para promoverem o desenvolvimento
profissional docente. Considerando a disciplina de Prática de Ensino como a principal
responsável pela integração do saber com o saber fazer docente, os resultados obtidos no
presente estudo indicam que as dificuldades pedagógicas apontadas pelos professores
poderiam ser evitadas, se a Licenciatura em Matemática concebesse a sala de aula das
escolas, nas quais ocorrem os Estágios supervisionados dos alunos, futuros professores,
como espaço de formação inicial para a construção de saberes docentes ajustados à
realidade educativa.