Teses e Dissertações
Palavra-chave: práticas científicas
PRODUÇÃO ESCRITA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM QUESTÕES DE CIÊNCIAS DO PISA: UM OLHAR PARA CONHECIMENTOS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS
Jeferson Ferreti Ribas, Profa. Dra. Fabiele Cristiane Dias Broietti
Data da defesa: 10/06/2022
Nesta Tese é apresentado um estudo, de natureza qualitativa, relacionado à análise da produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões de Ciências do PISA que abordam conceitos químicos. O estudo tem como objetivo responder a questão de pesquisa: “Quais conhecimentos científicos e Práticas Científicas são manifestadas na produção escrita de estudantes do Ensino Médio ao responderem questões de Ciências do PISA? E quais suas relações?”. Para tanto, questões de Ciências da avaliação internacional em larga escala PISA foram propostas a 101 estudantes da 3ª Série do Ensino Médio de três instituições públicas de ensino localizadas no Município de Londrina. À luz dos procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo, as produções escritas, que correspondem às respostas/explicações dos estudantes, foram coletadas, organizadas, analisadas, interpretadas e agrupadas em categorias. Apesar da dificuldade da maioria dos estudantes em mobilizar conhecimentos necessários para explicar fenômenos científicos e/ou lidar com as informações das questões para analisar e interpretar dados e, consequentemente, produzir argumentos e conclusões baseadas em evidências científicas, os resultados evidenciam que há relações entre os conhecimentos científicos e as Práticas Científicas manifestadas na produção escrita de uma parcela dos estudantes que responde satisfatoriamente as questões de Ciências do PISA. Nesse sentido, infere-se que esses indivíduos mobilizam e, consequentemente, relacionam conhecimentos e Práticas Científicas ao construírem respostas/explicações (produções escritas) que se se aproximam dos objetivos de resolução das questões, denotando o envolvimento com as práticas de desenvolver e utilizar modelos, planejar e realizar investigações, analisar e interpretar dados, utilizar a matemática, fornecer argumentos baseados em evidências e construir explicações científicas. Logo, pode-se dizer que estes estudantes possuem algumas capacidades e habilidades para utilizar conhecimentos atinentes aos conceitos e processos da Ciência ao resolverem determinadas questões de Ciências do PISA.
AÇÕES DOCENTES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS CIENTÍFICAS EM AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
Paulo dos Santos Nora, Profa. Dra. Fabiele Cristiane Dias Broietti
Data da defesa: 29/08/2023
Neste estudo são apresentados resultados de uma investigação em que se buscou
caracterizar as Práticas Científicas por meio da descrição das ações docentes
observadas na execução de aulas de Química ministradas por licenciandos em
situação remota. Os dados foram coletados em uma disicplina ministrada para
estudantes do segundo ano do curso de licenciatura em Química, voltada à
elaboração e desenvolvimento de oficinas temáticas para alunos da Educação Básica.
A disciplina foi ministrada no formato remoto por conta da pandemia do Coronavírus.
Parte da disciplina foi realizada de forma síncrona e parte de forma assíncrona,
mediante o estudo e discussão de textos que fundamentaram o planejamento e a
execução de oficinas temáticas. A questão norteadora da investigação foi: Quais
ações docentes são evidenciadas em aulas de Química ministradas por licenciandos
no Ensino Médio e quais delas estão relacionadas com as PC? Para tal, foram
selecionados como corpus da investigação os vídeos das regências realizadas por
dois grupos de licenciandos. Mediante as análises das ações e microações
observadas nas aulas, evidenciamos 22 ações docentes nas aulas do grupo 01 e 20
ações docentes nas aulas do grupo 02. Desse conjunto de ações, 11 delas
apresentaram microações relacionadas às Práticas Científicas, a saber: A PC1 –
Fazer perguntas, pode ser caracterizada pela ação perguntar; a PC2 – Desenvolver e
usar modelos, pelas ações apresentar, comentar, demonstrar, descrever e explicar; a
PC3 – Planejar e realizar investigações, pelas ações comentar, demonstrar, descrever
e explicar; a PC4 – Analisar e interpretar dados, pelas ações analisar, identificar e
interpretar; a PC5 – Utilizar matemática e o pensamento computacional, pelas ações
calcular, comentar, escrever e explicar; a PC6 – Construir explicações, a PC7 –
Argumentar a partir de evidências e a PC8 – Obter, avaliar e comunicar a informação,
pela ação explicar com diferentes microações. A análise das regências evidenciou que
uma mesma prática científica pode estar relacionada a mais de uma ação, o que é
especificado pela microação. As estratégias de ensino e os recursos adotados pelo
licenciando podem favorecer um maior ou menor número de ações e,
consequentemente, sua relação com as PC. Os dados reforçam ainda que, na prática
docente, pode-se evidenciar outras ações além daquelas relacionadas às Práticas
Científicas, caracterizadas em situações na qual o docente estabelece relações
pessoais ou sociais com os alunos ou com o conteúdo proposto, por meio da gestão
de conteúdo ou da classe.
Práticas Científicas no Ensino de Ciências: Características, Compreensões e Contextos das Publicações
Sandro Lucas Reis Costa, Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti
Data da defesa: 04/03/2021
Esta pesquisa apresenta resultados de uma revisão bibliográfica sistemática de
artigos envolvendo Práticas Científicas na área de Ensino de Ciências. Foram
analisados 44 artigos publicados em periódicos internacionais da área de Ensino de
Ciências nos últimos dez anos (2010-2019), disponíveis em quatro bases de dados:
ERIC, Scielo, Scopus e Web of Science. Buscou-se responder às seguintes
questões de pesquisa: I) Quais são as características das publicações envolvendo
Práticas Científicas? II) Quais são as compreensões acerca das Práticas Científicas
expressas nas publicações? III) Em quais contextos os autores realizaram pesquisas
envolvendo Práticas Científicas? Para responder a tais questionamentos, foi
realizada uma investigação qualitativa com os procedimentos analíticos orientados
pela Análise de Conteúdo de Bardin (2011), e os procedimentos metodólogicos
conforme o guia para uma revisão bibliográfica sistemática de Okoli (2015). Em
relação aos países das publicações, apesar de 59,1% dos artigos serem da América
do Norte, 40,9% envolveram outros países da Europa, América do Sul, Ásia,
Oceania, e África, caracterizando as Práticas Científicas como um tema de
repercussão internacional. O interesse por pesquisas envolvendo Práticas
Científicas tem aumentado nos últimos anos, já que 89% dos artigos sobre esse
tema foram publicados entre 2015-2019. Houve uma grande quantidade de
pesquisas de natureza teórica (25%) e 84% dos artigos investigados citaram
referenciais para discutir Práticas Científicas, embasando suas discussões na
literatura científica. Em relação às compreensões acerca das Práticas Científicas,
três grupos emergiram: Artigos que apresentaram compreensões das Práticas
Científicas alinhadas ao National Research Council (NRC) (D1); Artigos que
apresentaram outras compreensões para Práticas Científicas (D2); e Artigos que não
apresentaram suas compreensões para Práticas Científicas (D3). O grupo mais
representativo (59,1%) foi o D1, que assumiu os pressupostos preconizados pelo
NRC (2012) para Práticas Científicas. No segundo grupo (D2), observou-se outras
compreensões para as Práticas Científicas, seguindo referenciais sociológicos,
filosóficos e históricos. Em relação aos contextos aos quais os autores realizaram
suas pesquisas, foram identificadas 6 categorias: Práticas Científicas e propostas de
ensino (C1); Práticas Científicas e distintos quadros teóricos (C2); Práticas
Científicas e os estudantes (C3); Práticas Científicas e as avaliações (C4); Práticas
Científicas e os professores (C5); e Práticas Científicas e o currículo (C6).
Encontrou-se uma grande tendência em relacionar Práticas Científicas e propostas
de ensino (38,6%) e Práticas Científicas e distintos quadros teóricos (22,7%),
totalizando mais de 61% dos artigos analisados. A partir dos resultados, considerouse
que ainda existem lacunas a serem investigadas envolvendo Práticas Científicas,
evidenciadas pela ausência de estudos que apresentam discussões para cada uma
das Práticas Científicas. Também são necessárias mais investigações que
pesquisem as relações entre as Práticas Científicas e os alunos (aprendizagem) e as
Práticas Científicas e o professor (ensino). Pesquisas nesse sentido podem ajudar a
esclarecer: Como os alunos se envolvem com as Práticas Científicas? Como
organizar o ensino de modo a promover as Práticas Científicas? Como articular as
Práticas Científicas com outras dimensões da aprendizagem? E quais as relações
entre as Práticas Científicas, disciplinas e conteúdos específicos? Progressões de
aprendizagem também necessitam ser elaboradas para diferentes conteúdos em
Ciências e níveis de ensino para se compreender as mudanças no engajamento dos
alunos nessas Práticas ao longo dos níveis de escolarização.