Teses e Dissertações
Palavra-chave: práticas avaliativas em sala de aula
Uma professora de Matemática, sua compreensão e sua prática em Avaliação
Débora Bohrer Rohloff , Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 23/03/2004
Esta investigação procura conhecer como uma professora, da 8ª série do
Ensino Fundamental, de uma escola pública de Londrina – Paraná,
compreende e pratica a avaliação em Matemática, mediante um estudo dos
instrumentos que ela utiliza para isso e de entrevistas semi-estruturadas
como fonte de dados e análise. Para tanto, pretende-se: a) conhecer o que a
professora “lê” nas respostas dos alunos ao instrumento utilizado; b)
conhecer como são utilizadas as informações “lidas” e c) identificar se há
coerência entre as intenções do professor e os enunciados dos itens contidos
nos instrumentos analisados. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa
qualitativa, sendo a análise de conteúdo a forma escolhida para trabalhar os
dados obtidos. A partir da fala da professora, foram elaborados quadros
explicativos e construídas algumas categorias de análise. Com isso foi
possível identificar convergências e divergências relativas às práticas de
avaliação. Como exemplo, destaca-se a utilização das provas para indicar
aspectos relevantes da aprendizagem dos seus alunos.