Teses e Dissertações
Palavra-chave: prática reflexiva
Prova em fases e um repensar da prática avaliativa em Matemática
André Luis Trevisan, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 04/03/2013
Este texto tem por objetivo apresentar reflexões oriundas da utilização da prova
em fases como instrumento de avaliação em aulas de Matemática, em uma
turma de Educação Profissional de Nível Médio. Para isso, apresentamos
inicialmente uma descrição pormenorizada da experiência, tomada inicialmente
como um “fracasso”, mas aos poucos percebida como fundamental na
modificação na própria prática pedagógica. Nesse processo, a atitude passiva
frente a uma avaliação em que se busca medir o quanto de uma técnica ou
algoritmo é reproduzida pelo estudante foi aos poucos “caindo por terra”. A
apresentação das percepções dos estudantes frente a um instrumento
diferenciado de avaliação, bem como uma análise de sua produção escrita em
questões da prova trouxeram elementos que permitiram analisá-lo criticamente.
Partindo de considerações a respeito de algumas “falhas” na sua elaboração e
implementação, analisamos as questões que compuseram a prova, à luz da
abordagem conhecida como Educação Matemática Realística, buscando refletir
também a respeito do conteúdo matemático subjacente às questões (a
Trigonometria). Esse repensar aparece segundo três focos: os itens que
compuseram a prova, o conteúdo matemático subjacente a esses itens e as
próprias atitudes enquanto professor de Matemática. Ao longo de todo o texto,
organizado segundo uma estrutura que busca preservar, em essência, o modo
como a pesquisa foi sendo “tecida”, procuramos sempre contrapor criticamente
o que “foi feito” com aquilo que “poderia ter sido feito”, numa tentativa
constante de repensar a própria prática avaliativa.
O Papel do PIBID na Formação Inicial de Professores de Química na Universidade Estadual de Londrina
Enio de Lorena Stanzani, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 08/12/2012
O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) propõe o incentivo à
formação docente em nível superior por meio de ações didático-pedagógicas que aproximem
o licenciando da realidade escolar, articulando ensino superior e educação básica. O programa
foi recentemente incorporado às ações formativas de vários cursos de Licenciatura da UEL
(Universidade Estadual de Londrina), incluindo, desde o primeiro edital em 2009, o curso de
Química. Nesse sentido, a presente pesquisa busca investigar as possíveis contribuições do
programa à formação inicial dos licenciandos, bolsistas de iniciação à docência. Tendo como
norte essa proposta de pesquisa, os bolsistas foram acompanhados durante o processo de
planejamento e execução de algumas atividades relacionadas ao programa e, posteriormente,
relataram suas percepções sobre essas experiências por meio de entrevistas semiestruturadas,
que possuíam como tema central o processo de formação inicial e as ações desenvolvidas no
contexto do PIBID. Com esse propósito, também foram entrevistados os professores
coordenadores, docentes da UEL, e os professores supervisores que atuam em escolas da rede
pública estadual de ensino. Para análise das entrevistas buscamos, fundamentados na
abordagem metodológica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004; MORAES, 1999) para
fins de organização, análise e interpretação dos dados, articular os dados obtidos aos objetivos
do programa. Sendo assim, foram construídas categorias de análise, fundamentadas nos
referenciais teóricos pertinentes à pesquisa. Ao analisar as falas dos participantes da pesquisa
e interpretá-las, classificando-as de acordo com nossa interpretação dos objetivos do
programa, pudemos perceber que ao propor o incentivo à formação docente, a valorização do
magistério, a integração entre ensino superior e educação básica, a prática no ambiente
profissional, a participação efetiva dos professores do Ensino Médio, e a articulação entre
teoria e prática, o programa busca proporcionar aos licenciandos uma formação fundamentada
na reflexão e na problematização de situações reais relacionadas à atividade docente e, dessa
maneira, auxilia-os em suas atividades de ensino e pesquisa, contribuindo em seu processo de
formação inicial.